Carroça de "mãe coragem", principal elemento cénico
Teatro na Covilhã
"Mãe coragem" na abertura do festival




Por Catarina Rodrigues


O Festival de Teatro da Covilhã 2001 teve início na passada Sexta-feira, 2 de Novembro, com um espectáculo de peso no Teatro Cine. "Mãe Coragem e os seus filhos", de Berltolt Brecht, subiu à cena pela Companhia de Teatro de Almada, com encenação de Joaquim Benite e com Teresa Gafeira no papel principal. A direcção musical ficou a cargo de Vítor Gaspar.
Esta peça foi escrita por Brecht no início da 2ª Guerra Mundial. A sua estreia em palcos portugueses ocorreu em 1986, e ficou célebre pela interpretação de Eunice Muñoz juntamente com João Lourenço.
Outros grandes nomes do teatro português fazem agora relembrar este clássico teatral, considerado uma das mais importantes obras do século. Foi o que aconteceu na estreia do Festival de Teatro da Covilhã. Actores tão conhecidos como Marques d' Arede, Carlos Vieira de Almeida, Maria Frade, Nuno Simões, Rui Pedro Cardoso e São José Correia, entre muitos outros, deixaram perceber um texto que, apesar de ter sido escrito há cerca de oitenta anos, ainda mantém actualidade.

Quatro dos dezasseis actores intervenientes na peça
A história passa-se num ambiente de guerra no qual a "mãe coragem", Anna Fierling, uma vendedora ambulante, acaba por perder os seus três filhos: Eilif, Queijo-Suiço e Kattrin.
Depois de muito lutar para que eles vingassem na vida, a "mãe coragem" acaba por ver os seus filhos sacrificados pela guerra, um a um. Primeiro é Queijo-Suiço, o mais honesto, depois Eilif, o soldado. Por último Kattrin, uma rapariga muda que é morta por tentar salvar a própria mãe, que acaba sozinha mas corajosa como sempre.
Este espectáculo de três horas, a 78º criação da Companhia de Teatro de Almada, faz lembrar problemas bem recentes, como é caso dos refugiados do Kosovo, dos soldados da Bósnia, e da guerra no Afeganistão.
O Festival de Teatro da Covilhã abriu com chave de ouro e irá continuar com espectáculos para todos os gostos até ao dia 10 de Novembro.