Por NC/Urbi et Orbi


Urgências continuam a ser um caso problemático no Amato Lusitano

O serviço de urgências do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, podem paralizar já hoje, sexta-feira, 2 de Novembro.
Segundo a agência Lusa, o dia de ontem teria sido determinante para que tal medida se concretizasse. Para que tal não acontecesse, teria que haver garantias de condições para que o serviço funcione " com um mínimo de qualidade", decidiu a direcção médica.
Segundo Fernando Jorge, do Sindicato Independente dos Médicos, esta decisão surge na sequência de um comunicado enviado na quinta-feira, 25, ao Conselho de Administração do Hospital pelo director clínico, Próspero dos Santos, no qual este afirma não se poder "responsabilizar pela qualidade dos serviços de urgência", caso não haja alterações no seu funcionamento.
Em causa está a pretensão por parte dos médicos de que o serviço funcione com equipas multidisciplinares e não apenas com um médico de uma só especialidade.
Segundo o sindicalista Fernando Jorge, foi enviado ao Ministério da Saúde um pré-aviso de greve para o Hospital de Castelo Branco a partir de 1 de Dezembro, para exigir o pagamento de horas extraordinárias, de acordo com o previsto na legislação.