O "Alpedrinha" é indicado para acompanhar refeições com comida condimentada
Fundão
Adega Cooperativa lança "Alpedrinha"




Por Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


A Adega Cooperativa do Fundão (ACF) apresentou, na Sexta feira, 26, o vinho "Alpedrinha". Numa altura em que o sector vinícola se debate com a nova lei do álcool que prevê a diminuição da taxa de alcoolémia para 0,2 gramas por litro, "Alpedrinha", na opinião de António Madaleno, técnico da ACF, é um vinho bastante "potente", indicado para acompanhar refeições com comida condimentada. Foram lançadas para o mercado 20 mil garrafas para serem comercializadas e cada garrafa de meio litro custa 500 escudos. O nome atribuído ao vinho tem como objectivo "enaltecer a grande qualidade das uvas produzidas não só em Alpedrinha mas em todas as encostas que ficam a sul da Gardunha", explica o presidente da ACF, Manuel Figueira. Segundo Santos Costa, presidente da Junta de Freguesia de Alpedrinha, a "referência do vinho a esta terra evoca a figura histórica do cardeal e também a qualidade agrícola do produto desta zona".
Uma garrafa esguia e alta esconde um vinho "de cor rubi carregado, de aroma vivo, com um estágio em cascos de carvalho. É macio e quando se bebe fica muito vivo na boca", descreve o técnico da ACF, António Madaleno.
As opiniões dos presentes na cerimónia de apresentação divergem. Para Carlos Couto, hoteleiro, o "Alpedrinha é um vinho médio que ainda precisa de repouso porque está áspero. Ainda é muito cedo para ser lançado para o mercado". Já Mário Silva, empresário dedicado à restauração, considera este "um vinho extraordinário, bastante aveludado e apaladado".