Por Ana Maria Fonseca


O local onde será, a partir de Janeiro próximo, a esplanada do bar da nova biblioteca

É já na próxima Sexta feira que a UBI recebe Jorge Sampaio, Presidente da República, que se dirige à Covilhã para inaugurar a Biblioteca Central.
Uma presença representativa do papel da UBI como pólo de saber nacional que marca mais um passo em frente desta instituição.
Um espaço essencial para a UBI, dotado de equipamentos informáticos recentes e cerca de 60 mil livros, que enriquecerá o património da UBI e a cultura de todos os que nela buscam o saber.
Exceptuando a Biblioteca do Pólo das Ciências Sociais e Humanas, situada no edifício do Ernesto Cruz, todas as outras bibliotecas dispersas pela UBI ficarão condensadas no novo espaço e os livros serão transferidos para este novo equipamento.
Um investimento de mais de um milhão de contos que resulta num espaço amplo, dotado de todos os equipamentos necessários à pesquisa actual, seja ela feita através dos livros ou da internet. São seis mil metros quadrados que, a partir de Janeiro próximo se encontrarão disponíveis a alunos e docentes desta instituição.
Além das duas salas de leitura e bibliografia, a Biblioteca Central dispõe ainda de dois espaços dedicados às publicações periódicas.
Neste empreendimento surge também um centro de documentação europeia e um centro de estudos judaicos.
O espaço tem capacidade para albergar cinco mil pessoas simultaneamente.
A UBI adquire cerca de cinco mil livros todos os anos e este não foi excepção. "São essencialmente actualizações de enciclopédias e livros doados", esclarece Joana Dias, bibliotecária responsável pelo serviço de documentação, menciona a capacidade dos equipamentos nova biblioteca como "mais e melhores" , com novo software, televisões, vídeos, computadores, livros e "mais espaço" capaz de satisfazer não só "as necessidades científicas mas também as de lazer", ressalva.
Interessa divulgar ao máximo, diz Joana Dias, "o conhecimento contido nos livros e nos computadores".