Por Sílvia Lopes


Alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa numa apresentação do programa Pólis da Covilhã

Um grupo de cinquenta alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, acompanhado pelos respectivos professores, realizou uma visita de estudo à Beira Interior, compreendida entre os dias 1 e 5 de Novembro. Esta visita realizou-se no âmbito do Projecto de Estudo do Património Rural em Portugal que se expande à requalificação urbana no contexto nacional, o programa POLIS, ao estudo dos municípios, e ao programa das aldeias históricas. No último dia do encontro os alunos assistiram a um colóquio, na UBI, acerca do programa POLIS da Covilhã, no auditório da Parada, e aproveitaram para conhecer um pouco a universidade.
Os três cursos de arquitectura representados, Planeamento Urbano e Territorial, Gestão Urbanística, e Interiores, recolheram elementos para posterior investigação nas disciplinas de Reabilitação e Salvaguarda e Requalificação Urbana. Para tal, reuniram-se no Sabugal, Sábado e Domingo, onde elaboraram inquéritos de interiores e edificados e procederam ao levantamento fotográfico da zona. "O nosso objectivo é, em contacto com a Câmara do Sabugal, trabalhar o centro histórico da aldeia", afirma Catarina Teles, assistente da faculdade. Após o trabalho de campo espera-se que os alunos tirem partido do contacto directo com as diferentes arquitecturas e que façam uso do que já aprenderam em teoria.
"Não estivemos aqui muito tempo, mas achei a universidade muito acolhedora. A nossa não é assim", comenta uma aluna na altura em que o grupo se preparava para partir para Idanha à Velha, último local a visitar antes de seguir para Lisboa. "Na Idanha vai ser diferente, " acrescenta Catarina Teles , "porque, apesar de estar inserida no programa das aldeias históricas, a intervenção do arquitecto Alexandre Costa atribui-lhe um objecto de estudo mais contemporâneo", conclui a assistente.