O XANGÔ DE BAKER STREET

Jô Soares

por ana maria fonseca

Jô Soares nasceu no Rio de Janeiro em 1938. Popular pela veia comediante, escreveu o primeiro livro em 1995, O Xangô de Baker Street.
Fruto de uma pesquisa histórica exaustiva, conjuga brilhantemente a comédia e o policial.
Tudo começa com o inconveniente desaparecimento de um violino Stradivarius e um assassínio cometido meticulosamente por alguém que será considerado o primeiro "serial killer" da História.
Perante uma população aterrorizada e um delegado impotente, o conceituado detective inglês, Sherlock Holmes é chamado ao Rio de Janeiro para desvendar o mistério.
Entretanto, a elite carioca vibra com a estadia da actriz francesa Sarah Bernhardt, o colosso da época.
Por entre personagens históricas reais, do poeta Olavo Bilac a D. Pedro II, passando pela música Chiquinha Gonzaga, artistas, políticos, intelectuais "de botequim", Sherlock Holmes descobre os prazeres do Rio de Janeiro de finais do século XIX.
O calor, as mulatas, a maconha e até inventa bebidas lendárias... Através da sua personalidade curiosa envolve-se nas aventuras mais caricatas e hilariantes. É completamente ridicularizado no seu papel de detective sóbrio.
Um enredo que consegue prender-nos até ao fim pelo forte carácter policial e simultaneamente nos convida ao relaxe pela componente extremamente cómica, tornando-se de muito fácil leitura. Enfim, um romance de rir.