Há quatro meses a funcionar
Gabinete de Medicina Legal faz exames civis

Com apenas cinco meses de existência, o gabinete "funciona de forma exemplar". Agora, os responsáveis preparam-se para uma nova fase, com o início de exames civis.

NC/Urbi et Orbi

 

Os profissionais do primeiro Gabinete de Medicina Legal (GML) do Interior, no Hospital da Cova da Beira efectuaram, nos primeiros quatro meses, sete autópsias, 148 exames médicos, 97 processos e cinco levantamentos de cadáveres. O coordenador do GML, Carlos Abreu, está satisfeito com o trabalho desenvolvido: "O Gabinete tem funcionado de forma exemplar".
Inaugurado em Junho último o GML está a entrar numa nova fase relativa à execução de exames de reparação do dano em civil. Uma tarefa que, segundo Carlos Abreu, era apenas realizada no Porto, Lisboa e Coimbra: "Até aqui dedicávamo-nos apenas ao criminal hoje em dia estamos a fazer trabalhos na àrea do civil" sem nunca perder de vista o objectivo da criação do Gabinete que consiste em tornar a justiça mais célere". Carlos Abreu sublinha, ainda, o alargamento da área de influência ao Fundão e Sabugal.
Além destas actividades, o GML tem dado apoio a comarcas vizinhas, nomeadamente na conservação de cadáveres. Recentemente, por exemplo, foi tansferido para o Hospital Cova da Beira o cadáver de um bielorusso que estava depositado há várias semanas na morgue do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Entretanto, o corpo da vítima, camionista, de 32 anos, morto num acidente ocorrido a 15 de Outubro no IP5, aguarda ainda a transladação, alegadamente porque a família não tem dinheiro para o transporte. Uma fonte do Governo Civil da Guarda disse à Agência Lusa que a seguradora da empresa portuguesa proprietária do camião sinistrado disponibilizou já uma verba destinada àquele fim, aguarda apenas instruções das autoridades bielorussas sobre o local de destino.