Por Ricardo Cordeiro


Durante o passado Sábado foi lançada a primeira pedra da ponte entre a freguesia do Peso e do Pesinho

No passado sábado, dia 10 de Novembro de 2001, foi lançada a primeira pedra da ponte que vai unir o Peso e o Pesinho. Nesta cerimónia, que decorreu no Peso, estiveram presentes Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e o Presidente da Junta de Freguesia local, Fernando Casteleira. Esta obra é de grande importância para a população pesense, que esperava há muito tempo pela concretização deste seu desejo.
Apesar de Carlos Pinto ter chegado com algum atraso, os habitantes do Peso não arredaram pé, tal era a sua vontade em ver e aplaudir o lançamento da primeira pedra desta ponte que passa sobre o rio Zêzere. Os habitantes do Peso, com familiares ou terrenos do outro lado da margem, tinham duas formas para chegarem ao Pesinho, ou através de um percurso muito grande, ou atravessando o próprio rio Zêzere, "colocando em risco a própria vida".
O senhor António Abrantes, de 56 anos, dono de alguns terrenos do lado do Pesinho, contou-nos a sua angustiante experiência "uma vez fui de tractor e fiquei no meio do rio sem conseguir sair de lá. Fiquei cheio de frio e com água até ao pescoço cerca de duas horas. A minha sorte foi um senhor, que tem uma máquina das obras, que me foi lá buscar". Outra senhora de 71 anos, dizia "agora vai ser muito mais fácil ir visitar o meu irmão que vive no Pesinho". Todos os populares concordaram que esta ponte fazia muito falta e que já devia estar construída há muito tempo. "Esta ponte vem dar mesmo muito jeito", ouvia-se no local onde irá ser levantada a ponte.
O custo previsto para esta ponte, que irá ter 150 metros de comprimento mais os respectivos acessos, é de 303 mil contos. "A expectativa é que no próximo Verão de 2002 a ponte já esteja concluída" afirmou Carlos Pinto.
O autarca da Covilhã considerou que desde 1975, altura em que começou a visitar a freguesia do Peso em actividade política, começou a ouvir falar nesta ambição através dos pesenses mais idosos, que já ouviam os seus avós referir-se a ela, " é o realizar de um sonho com mais de 60 ou 70 anos. Estamos a falar de famílias separadas, de economias agrária e de acessibilidade que não podiam avançar", referiu Carlos Pinto.


"Merecemos o mesmo tratamento, por parte do Governo, que é dado ao litoral, pois somos tão portugueses como eles", disse Carlos Pinto

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para criticar a Administração Pública portuguesa que apelidou de "parasitas da burocracia", por colocarem muitos entraves à construção de obras deste tipo. "Se não fossem estes entraves a obra já estaria concluída, pois fizemos o trabalho de casa até finais de 1998, e dois anos eram mais do que suficientes para a obra ser feita" reafirmou. "Merecemos o mesmo tratamento, por parte do Governo, que é dado ao litoral, pois somos tão portugueses como eles" continuou.

Quanto ao Presidente da Junta de Freguesia do Peso, mostrou-se muito emocionado por a ponte finalmente começar a ser construída. Realçou o trabalho e a insistência de Carlos Pinto para que esta ponte pudesse ser uma realidade. "Foi um ano de ouro para a nossa freguesia, porque se gastaram aqui cerca de 200 mil contos", dispendidos nos asfaltamentos em várias ruas, e na construção de um pavilhão gimnodesportivo.
Já ao final da tarde, na Associação da Juventude do Peso, onde foi oferecido um lanche à população, Carlos Pinto mereceu mais uma vez os fortes aplausos dos presentes pois ofereceu a pintura da Igreja, no valor de 1500 contos. Em relação à variante ao Peso, outro pedido formulado pelo Presidente da Junta, o autarca covilhanense referiu que está dependente dos resultados das eleições de 16 de Dezembro.