Por Liliana Correia


4Portango- formação criada para divulgar e interpretar a música de
Astor Piazzolla

Inserido no Festival de Teatro da Covilhã, os 4Portango tocaram música de
Astor Piazzolla no espaço do Teatro das Beiras, na passada quinta-feira, 8 de Novembro.
Esta actuação encontra-se incluída no Café-Teatro organizado pelo Teatro das Beiras, de modo a que as pessoas se possam descontrair num ambiente amigável e acolhedor.
Os 4Portango, grupo criado em 1995, surgiu da vontade de experimentar outras músicas, abraçando o tango de Astor Piazzolla, que "ao romper com as amarras, não contrariou o tango tradicional, mas deu-lhe asas para voar", acrescenta Bitocas, elemento do grupo que se dedica a fazer música com cangalhos.
Ao revolucionar o tango, Piazzolla permitiu a possibilidade de improvisação
e experimentação no tango, dando-lhe outros ritmos.


Bitocas: o homem dos "sete instrumentos"

 

O som, aliado à representação, ao humor, presentes em todas as actuações do grupo, consegue envolver o público numa atmosfera de grande empatia e bem-estar, e é esta receptividade que os incentiva a juntarem-se e a tocarem com mais prazer.
Pedro Ramos, um espectador satisfeito, apreciou "a maneira como apresentaram o espectáculo e interpretaram a música", louvando a originalidade.

Os cangalhos, como colheres, sacos de plástico, caixas de madeira, vasilhames de barro, aliados a instrumentos tão clássicos como o piano ou o clarinete, permitiram produzir sons e ritmos harmoniosos e melódicos.
"Experimentar coisas" é uma constante do grupo que "gosta de trocar e partilhar a música com o Astor Piazzolla em companhia", sublinha Bitocas, o
qual considera que "música é fácil; é simplesmente experimentar, balancear o corpo e ver o que acontece", pois só assim "se vai aprendendo".
O à-vontade do grupo e uma alegria contagiante, envolveu uma plateia cerca de duas horas, que saíram com a alma leve e um sorriso no rosto.