Por Marta Martinho


Os coros participantes no IV Encontro de Coros Universitários promovido pela UBI

O IV Encontro de Coros Universitários está integrado nas comemorações do 15º aniversário do Coro da Universidade da Beira Interior (CorUBI), realizado no passado sábado na cidade da Covilhã, e que contou com a presença do Coral do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto (CICBAS), e dos coros das Universidades de Salamanca e da Beira Interior.
Esta iniciativa teve como objectivos dar a conhecer a música coral como linguagem comum, e a importância da preservação da música tradicional como património cultural; levar junto da comunidade universitária e da população em geral música coral de qualidade, que possa criar uma maior empatia entre elas; fomentar o intercâmbio entre grupos corais universitários, oriundos de outras regiões do país e além fronteiras, com vista a um maior aperfeiçoamento e aprendizagem; e apresentar um trabalho capaz de dignificar e projectar o nome do CorUBI, transformando este encontro numa grande manifestação cultural universitária.
O primeiro coro a subir ao palco foi o CICBAS do Porto, cantando oito canções do seu reportório, sob o comando do Maestro António Sérgio Ferreira , tendo como Preparadora Vocal Ângela Alvos. O CCIBAS deu lugar ao Coro da Universidade de Salamanca com o Maestro Bernardo García-Bernalt Alonso, onde interpretaram dez canções. O CorUBI encerrou o IV Encontro de Coros Universitários com sete canções sob o comando da Maestrina Maria Martha Segre.
Este último coro apresentou uma nova canção intitulada "Hino do Coro da Autoria de Sérgio Saraiva e adaptação musical de João Lourenço" e que pretende ser apresentada no ínicio de cada espectáculo realizado pelo CorUBI. Na letra desta canção encontra-se uma descrição da Cidade da Covilhã, da UBI e da vida de estudante. O Coro da UBI tem neste momento cerca de 36 pessoas, e os ensaios na área vocal realizam-se duas vezes semanalmente.
O CorUBI organizou o I, II e III Encontro de Coros Universitários na Covilhã em 1998, 1999, 2000 respectivamente, com a presença de coros universitários portugueses e espanhóis.
No próximo dia 24 do corente mês o CorUBI estará presente no Encontro Internacional de Coros Universitários realizado pelo CICBAS.