Paço da Cultura tem sido palco de várias exposições
Medida inédita na Cidade
Autarquia analisa hábitos culturais

A Câmara Municipal da Guarda vai desenvolver um estudo sobre os hábitos culturais. O Vereador do Pelouro da Cultura, Virgílio Bento, considera que este trabalho é "importante para se ter um conhecimento mais profundo da realidade".

NC/Urbi et Orbi


A Câmara da Guarda vai desenvolver um estudo sobre os hábitos culturais da população. Uma medida inédita, mas que é justificada pelo vereador com o pelouro da cultura na autarquia. Virgílio Bento reconhece, que "aquilo que de uma forma empírica observo ao longo destes anos é que, por um lado, há um público para as actividades culturais, fundamentalmente muito jovem, mas por outro lado há também um público muito heterogéneo a participar"
Mesmo os espectáculos, que "teoricamente seriam espectáculos elitistas", como foi o caso do War Requiem, reuniram na Sé Catedral cerca de duas mil pessoas, destaca Virgílio Bento. E salienta que "é bom ver o que se passa com as festas da cidade, em que nas ruas há milhares de pessoas. Isto prova que há um público para a Guarda, mas que não se conquista de um momento para o outro, mas através da programação feita ao longos destes anos."
Quase no final do mandato, o Vereador do Pelouro da Cultura reconhece que houve coisas que ficaram por fazer. "Se nós verificarmos o programa que foi apresentado para a comemoração dos 800 anos e aquilo que foi realizado, chega-se à conclusão de que foi praticamente tudo feito. O programa incluiu ciclos de conferências, que trouxeram à Guarda os melhores especialistas nacionais a falar sobre a Cidade, a investigarem a sua história e isso é marcante. Virgílio Bento destaca ainda que, neste momento, há um trabalho importante a ser desenvolvido. Trata-se do projecto Andarilho "através do qual se dinamizam culturalmente todas as freguesias. Já se realizaram inúmeros espectáculos que vão desde o teatro à música, praticamente sempre com salas cheias nas Aldeias. Estamos a fazer um trabalho inovador a nível nacional".
Para além disso, diz Bento, estão também a ser desenvolvidos "dois grandes projectos que irão dotar a Guarda de estruturas magníficas a nível cultural. Por um lado a Sala de Espectáculos, cujas obras estão já no terreno, um equipamento de qualidade que vai permitir assistir a todo o estilo de espectáculos. Está também em fase final o Projecto da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço", estruturas que na opinião daquele Vereador vão "marcar a vida desta Cidade.