Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O médico Luis Sánchez Granjel, professor emérito da Universidade de Salamanca, foi objecto de uma homenagem pelo seu destacado trabalho universitário e humano, durante as XIII Jornadas de Estudo "Medicina na Beira Interior - da Pré-história ao Séc. XXI", que se realizaram em Castelo Branco, no fim de semana.
Lourenço Marques, um dos mentores da iniciativa, apresentou uma síntese biográfica do homenageado, relevando a sua obra realizada ao longo dos anos, em Salamanca, e em toda a Espanha, com ligações a Portugal.
Deu depois a palavra a Juan Riera Palmero, catedrático de Historia da Medicina da Universidade de Valladolid, que dissertou sobre a "Historia da Medicina em Espanha: a Obra do Professor Luis Sánchez Granjel", destacando a afirmação de Laín Entralgo, autor que definiu a obra de Sánchez Granjel caracterizando-a como definidora de "un antes y después de la historia de la medicina de España". Pouco depois, o presidente Joaquim Morão entregou a Luis S. Granjel a medalha da cidade de Castelo Branco, condecoração destinada a distinguir personalidades relevantes da cultura, das ciências e das artes.
Foi depois apresentado o n.º XV da revista Cadernos de Cultura "Medicina na Beira Interior - da Pré-história ao Séc. XXI", pelo seu director, Lourenço Marques, e foi inaugurada a exposição bibliográfica do ilustre académico homenageado, representativa de uma obra com mais de três centenas de títulos.
Luís Granjel abordou um tema da história da medicina espanhola, fazendo a análise de aspectos da vida e da obra do Conde Duque de Olivares, a partir dos importantes estudos de Gregório Marañón sobre esta figura histórica que, por detrás de uma imagem pública sumptuosa, "escondia um profundo e delicado problema humano", só revelado pela investigação histórica. No fim da cerimónia, o Professor Luis Sánchez Granjel ouviu muitos aplausos, de entre os quais de alguns caloiros de medicina da UBI.
Entre os vários estudiosos e investigadores presentes nestas jornadasm destaque para Alfredo Rasteiro, Romero Bandeira, Fortes Espinheira, Maria Adelaide Neto Salvado, Maria Antonieta Garcia, Morgado Pereira, Fany Xavier da Cunha, Ana Leonor Pereira e Santolaya Silva.