Por Ana Maria Fonseca


O arquitecto Perry Azevedo durante a apresentação do projecto da estância termal

Dezenas de populares assistiram à apresentação de Perry Azevedo, arquitecto responsável pelo concepção técnica da Estância termal de Unhais da Serra sobre o projecto de exploração das termas no passado sábado, 17.
O arquitecto explicou o edifício que ficará situado junto às actuais termas. O projecto propõe uma solução inovadora de interligação entre um hotel de três estrelas e o edifício termal, num complexo que terá duas piscinas, uma interior e outra exterior e court de ténis.
O edifício termal terá dois pisos e o hotel três. O primeiro piso do hotel é onde se situam os quartos mais amplos, e no segundo andar situam-se as suites.
Jorge Vieira, responsável pelo Gabinete de Estudos e projectos da Câmara Municipal da Covilhã falou sobre as obras envolventes a este projecto que deverá estar concluído dentro de três anos.
Um complexo que vai reunir vários parceiros, entre os quais a UBI, o Parque Natural da Serra da Estrela, a Região de Turismo da Serra da Estrela, a Acção Integrada de Base Territorial e a Câmara Municipal da Covilhã.
"Um projecto inovador a nível nacional", como referiu Luís Veiga, representante da firma Sociedade Termal Unhais da Serra.
Para o empresário, o parceiro mais importante neste empreendimento é "o povo de Unhais da Serra".
A população terá acesso a "novas oportunidades de negócio", mas é necessário que haja um "ordenamento correcto e preservação do ambiente" de forma a ser possível oferecer um "turismo de qualidade" a todos os que se dirijam à vila serrana.
Esse ordenamento urbanístico, através da construção "consertada e organizada" será imposto pela Câmara Municipal. O que se pretende é transmitir um conceito de "vila termal, turística e de saúde", sublinha Luís Veiga.
O empreendimento foi garantido em termos de investimento pela empresa Manuel Brancal, a quem Carlos Pinto agradeceu durante o seu discurso.
Para o autarca covilhanense, "tudo o que de melhor se faz na Europa está aqui representado em termos técnicos".
Apesar do objectivo ser promover a vila junto dos turistas, é preciso "promover esta riqueza também ao serviço dos que aqui habitam", referiu Carlos Pinto. Neste sentido, continuou, "Vamos continuar a ter indústria e mão de obra aqui localizada".
A apresentação do projecto contou com a presença de representantes do Ministério da Economia, Lúcia Monteiro e da Saúde, Jerónimo Leitão, da Região de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão da Fiscalização Económica, Mário Silva e da Acção integrada de Base Territorial, Lemos Santos e do presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra, José Guerreiro.
A Câmara Municipal da Covilhã assinou um protocolo de colaboração sob o qual se compromete a realizar várias obras relativas a acessos e melhoramentos das vias e acessos à zona termal.
As termas de Unhais da Serra que tiveram origem no século XVIII vão entrar agora numa nova era, também para a vila, através deste complexo termal.