Santos Silva, reitor da UBI, discursa sobre a importância da
educação
Seminário de Avaliação Educacional
"A Escola Eficaz em Debate"

Uma auto-avaliação interna foi o tema em debate num seminário com vista a
criar a "escola eficaz".



Por Liliana Correia


Decorreu na passada sexta-feira, 16 de Novembro, no pólo das Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, o Seminário de Avaliação Educacional promovido pela Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, com o objectivo de consciencializar os professores para a auto-avaliação.
Caminhar no sentido de combater as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar, criando soluções e formas de colmatar as lacunas do ensino que se tem ministrado, foram as razões que levaram o Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) a organizar esta iniciativa.
O CRC, sediado na Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, é um "organismo virtual", composto apenas por pessoas, que possibilita a troca de experiências e novos métodos formativos, através de seminários, cursos de formação e worksops.
No certame estiveram presentes vários especialistas que mostraram a uma
assistência essencialmente constituída por professores e técnicos de educação, os vários estudos, tanto nacionais como internacionais, sobre a
auto-avaliação, já que esta leva à eficácia e à qualidade do ensino.
Ao longo das várias exposições, foi reforçada a ideia de que a melhoria nas
escolas deverá começar internamente, e não externamente. As escolas e os professores não deverão ver "a inspecção e a avaliação externa como um controlo sobre as escolas, mas uma possibilidade de iniciarem um processo de melhoria de qualidade do ensino que praticam", esclarece Pedro Guedes Carvalho, representante do Centro de Recursos em Conhecimento.

O seminário, que se constituiu como um local de debate e aprendizagem,ministrado principalmente para o ensino básico e secundário, não coloca de lado o ensino superior, pois "é extremamente importante sentar à mesma mesa os diferentes graus de ensino, permitindo uma discussão mais alargada", sublinha José Santos Silva, reitor da UBI, que considera esta como a única forma de melhorar o ensino em Portugal.


Pedro Guedes de Carvalho, representante do Centro de Recursos em Conhecimento
O seminário, que finalizou uma semana intensiva de formação para professores e alunos de mestrado em Ciências da Educação, foi extremamente enriquecedor uma vez que "não só sensibilizou para a necessidade dos sistemas de avaliação dentro da escola, como mostrou que a estatística pode ser posta ao serviço da avaliação educacional, sendo importante adoptar as metodologias quantitativas para tirarmos proveito dos dados já disponíveis", acrescenta Eugénia Barbosa, professora convidada na Escola Nacional de Ciências Estatísticas no Brasil.
A educação, factor essencial para a produção e troca de conhecimento e saber, deverá ser executada com consciência numa "escola eficaz", uma escola que acrescente ao aluno mais conhecimentos e informação, uma escola que vise a melhoria, eliminando os erros que contribuem para a elevada taxa de insucesso escolar.