Por Vânia Flor


Antes de dar sangue o dador é sujeito a uma consulta médica

Na passada terça-feira, 13 de Novembro, uma equipa do Instituto Português do Sangue (IPS) esteve na UBI, como é habitual desde 11 de Dezembro de 1996, para proceder a uma recolha de sangue.
O IPS promove campanhas por todo o país e por diversas universidades. Segundo Marina Neves, técnica de Administração do Instituto, a adesão por parte dos alunos da UBI" tem crescido de ano para ano. Eles começam a ter consciência de que é necessário ajudar o outro".
Quem pretender aderir a esta campanha tem que ter no mínimo 18 anos e pesar mais de 50 kg. Para o médico Pedro Morais o requisito mais importante para dar sangue "é a pessoa tomar a iniciativa", ou seja, ter o desejo de ajudar alguém com o seu sangue. Depois o futuro dador vai ser sujeito a uma consulta médica e no final o médico decide se pode ou não dar sangue.
Paula Seixas gostava imenso de dar sangue porque "gosta de ajudar os outros" e convenceu uma amiga a ir consigo, no entanto como tinha a hemoglobina muito baixa não pode concretizar o seu desejo e ficou simplesmente a ver a amiga a dar sangue.
Um caso a salientar é o de Rosa Maria que deu sangue pela décima vez e por isso recebeu um diploma de dadora. Feliz, revelou ao Urbi et Orbi que se sentia "orgulhosa por saber que o meu sangue vai ajudar alguém".
No final todos os dadores receberam como brinde uma t-shirt, para não se esquecerem do seu acto de solidariedade.