Por Anselmo Crespo e Sónia Balasteiro


Alunos da Licenciatura em Design Têxtil e Vestuário apresentaram as suas criações, elaboradas com a ajuda de estilistas conceituados

Venha o próximo. Beleza e muito talento encheram por completo o pavilhão da ANIL no passado sábado, dia 24 de Novembro, naquele que se espera ter sido o primeiro de muitos "Covilhãmoda". Os sorrisos "de orelha a orelha" estampados na cara de alunos e professores envolvidos no evento eram sinónimo de sucesso. Os aspirantes a designers de vestuário da Universidade da Beira Interior, que trabalharam ao longo dos últimos meses com três estilistas da região, não cabiam em si de contentes: "Aprendemos muito e gostávamos de voltar a participar no próximo ano", revela Suzete Santos, aluna de Design Têxtil, que trabalhou com Miguel Gigante, um dos estilistas convidados. Rui Miguel, o principal mentor desta iniciativa, considera que "o Covilhãmoda 2001 superou todas as expectativas do ponto de vista do espectáculo", classificando ainda a prestação dos seus alunos como "bastante positiva".
A aposta da organização para este Covilhamoda 2001 era na qualidade. Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior e várias empresas da região uniram esforços para trazer até à Covilhã alguns nomes sonantes da moda nacional. Manuel Serrão, conhecido empresário ligado ao Portugal Fashion, teve a seu cargo a produção do evento. No final, fez referência ao salto qualitativo do Covilhãmoda 2001 em relação à Festa da Moda do ano 2000: "As condições foram muito melhores", considerando ainda que "para o ano pode dar-se um salto ainda maior em termos de qualidade, corrigindo pequenas imperfeições que têm de ser discutidas internamente". Manuel Serrão fez ainda referência às criações dos alunos da UBI, lembrando que "para quem ainda não cumpriu a sua formação, revelaram já bastante criatividade".

Um modelo da colecção Primavera/Verão 2002




Aposta na qualidade foi ganha

Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos quantos colaboraram na organização deste desfile, lembrando ainda que "sem a participação de profissionais não seria possível dar a qualidade que este evento teve". O reitor fez ainda questão de felicitar os alunos de Design Têxtil pelo trabalho apresentado, acrescentando que "deram provas daquilo que podem vir a ser no futuro". Manuel Santos Silva deixou ainda o desejo de tornar "Novembro no mês do Covilhãmoda, e que em 2002 possa haver uma colaboração ainda mais alargada com as empresas da região".
Colocar o Covilhãmoda num contexto nacional é, para Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, uma das grandes prioridades. O autarca reforçou a ideia de que "é necessário afirmar a nossa região como um grande centro de têxteis através da criação de design internacional". A avaliação de Carlos Pinto não podia ser mais positiva: "Valeu a pena e estou certo que justifica em pleno começar a pensar no Covilhãmoda 2002".
Uma das grandes atracções da noite foi sem dúvida Evelina Pereira, top model nacional. A manequim congratulou-se com o facto de começar a haver "uma descentralização dos eventos do mundo da moda", adiantando ainda que "foi um grande prazer desfilar aqui na Covilhã".
No final, a festa continuou na discoteca & Companhia, onde alunos, professores, manequins, e toda a produção em geral comemoraram e assistiram às primeiras imagens do desfile.




 



Tendências para todos os gostos

A maioria das colecções apresentadas apresentavam modelos femininos e masculinos
 
O desfile foi composto por duas partes distintas. Na primeira, os manequins desfilaram criações para o Inverno 2001/2002, representando várias marcas da região. As tendências apresentadas variaram entre o estilo jovem e casual até ao clássico. Os vermelhos, roxos, castanhos e beges foram os tons privilegiados a desfilar na passerelle. A encerrar a primeira parte, foi a vez dos alunos de Design Têxtil orientados por Miguel Gigante, Anabela Lourenço e Carlos Gil, apresentarem as suas criações para o Outono/Inverno 2002/2003. Aqui, o estilo foi um pouco mais irreverente, havendo mesmo alguns modelos com influência Punk. Tons bastante variados, com contrastes entre o preto e tonalidades mais claras, passando pelo dourado.
A segunda parte trouxe as tendências para a próxima Primavera/Verão2002, onde mais uma vez empresas têxtil da região apresentaram as suas colecções. Presente neste desfile esteve também o Centro de Moda e Design da Madeira.
A terminar o desfile, foi a vez de três estilistas nacionais, Katty Xiomara, Luís Buchinho e Miguel Vieira apresentarem algumas das suas criações, apesar de não terem comparecido no desfile.
A apresentação esteve a cargo de Sónia Araújo, conhecida apresentadora de televisão e na plateia esteve ainda como convidado especial Tino de Rãs.