Por Ana Maria Fonseca

O "novo" Notícias da Covilhã

Com perto de 90 anos de existência, o Notícias da Covilhã, semanário regional que colabora com o Urbi et Orbi, mudou de visual.
Um novo grafismo que corresponde às novas exigências dos leitores no sentido de facilitar a leitura do jornal e torná-la mais agradável.
Foi a 23 de Novembro, na passada Sexta feira que o renovado Notícias da Covilhã circulou pelas bancas da Covilhã e de toda a Beira Interior.
Além da "cara lavada", o jornal traz novas rubricas.
José Geraldes director do jornal desde 1989, afirma que a renovação gráfica era "um imperativo que se impunha sem demoras" mas não sem o acompanhamento da "renovação dos conteúdos", apesar de "os valores e princípios permanecem inalteráveis".
A opinião tem lugar de destaque nesta edição renovada, o leque de colunistas é alargado no sentido de dar aos leitores, diz o director do jornal e docente do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, "novos olhares sobre a Covilhã e a Beira Interior".
O responsável pelo design do jornal, Jorge dos Reis, apontou como objectivo um grafismo que facilitasse a leitura do jornal. "Os caracteres bem utilizados num dado objecto impresso, contribuem de forma decisiva para uma compreensão plena da mensagem. Através do uso de infografia variada e da fonte Simplíssima Beirã, combater o que apelida de "ileteracia tipográfica provocada".
O conselho editorial é composto por nomes como Braga da Cruz, Reitor da Universidade Católica, António Fidalgo, docente da UBI e director do Urbi et Orbi, Adelaide Salvado, investigadora, Cónego Pereira de Matos, Reitor do Seminário Maior da Guarda, Santos pereira, docente na UBI, Fernando Madrinha, subdirector do "Expresso" Sarsfield Cabral, ex-director do "Público", António Rego e Lopes Marcelo, economista, além de uma vasta equipa de colaboradores.
A equipa de redacção é composta quase exclusivamente por licenciados em Ciências da Comunicação pela UBI.
Um novo olhar sobre a Covilhã e a região que acompanha a evolução por que sempre primou em 88 anos de existência.
O Notícias da Covilhã pode também ser consultado na internet através do site da Ecclesia.
Para ver o NC online clicar aqui.





Desde 1913 nas bancas

 
Fundado a 12 de Janeiro de 1913 pelo Cónego Manuel Anaquim, o primeiro nome que teve foi "A Democracia". O primeiro director do jornal foi António Catalão.
"A Democracia" começou a sair nas bancas depois da proclamação da República e esses tempos difíceis levaram mesmo à suspensão da sua publicação, por pressão da censura, em 1919.
Mas três meses após a suspensão o jornal regressou já com o nome que hoje continua a ostentar, "Notícias da Covilhã".
Desde essa altura até aos dias de hoje, acompanhou a evolução da cidade da Covilhã, mas também de toda a região envolvente.