Por Catarina Rodrigues


Algumas rapsódias interpretadas pela filarmónica levaram o público ao rubro

A sala do Teatro-Cine da Covilhã serviu mais uma vez de palco para a X Noitada Serrana realizada no passado dia 23 de Novembro.
Esta iniciativa, promovida pela Junta e Assembleia de Freguesia de Santa Maria, levou à maior sala de espectáculos da cidade várias centenas de pessoas.
A noite teve início com a actuação da Banda Filarmónica Covilhanense. Esta banda, composta por 38 elementos, comemora no próximo dia 1 de Dezembro 57 anos. O maestro foi António Manuel Duarte André.
De seguida actuou o Grupo musical Covilhanense Fusos e Rocas, cuja existência remonta a 1988. Foi possível ouvir músicas tradicionais da Beira Baixa , bem como alguns temas de José Afonso e Fausto.
A segunda parte do espectáculo, e certamente o momento mais esperado pelo público, foi inteiramente dedicada aos fados.


A exposição despertou o interesse do público

José Juvenal e Isabel Bicho subiram ao palco acompanhados por César Abrantes, na guitarra portuguesa, e Marco Abrantes, na viola de fado.
Todos os grupos presentes neste evento receberam medalhas de agradecimento pela sua participação. Esta foi uma forma de se assinalar a importância da realização da noite serrana pela 10º vez na cidade da Covilhã.

No final, e como é habitual, não faltou o convívio nem o tradicional Bolo-Rei, as Filhós e o Champanhe, em antecipação das festividades natalícias.
A par desta iniciativa, esteve patente ao público uma exposição de trabalhos manuais realizados em Cursos de Formação na Freguesia Santa Maria. A organização destes cursos esteve a cargo da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente. Dos trabalhos expostos sobressaíam os bordados de Castelo Branco e as pinturas em relevo.