Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A Desportiva da Estação volta a vencer e assegurar a primeira posição, apesar da pressão do Idanhense

Desportiva da Estação e União Idanhense continuam "colados" no cimo da tabela da I Distrital, A equipa da serrana lidera, mas os de Idanha seguem a um ponto de distância, à espera de um deslize dos pupilos de Tozé. Na Covilhã, o conjunto da Estação recebeu o Orvalho e triunfou com dois golos sem resposta. Isto depois de ter jogado mais de 60 minutos com menos um jogador. Brígida foi expulso aos 26 minutos por acumulação de amarelos, quando a sua equipa já vencia por uma bola a zero e os adeptos chegaram a temer pelos três pontos. Contudo, a turma orientada por Tozé não baixou os braços e o conjunto forasteiro nunca conseguiu usar a vantagem numérica a seu favor. Caniço acabou por ser o homem do jogo ao apontar os dois tentos da equipa: um a abrir o jogo e o outro ao cair do pano. A formação de Idanha-a-Nova não quis perder terreno e, com um resultado mais magro (0-1) assegurou os três pontos no Municipal do Fundão ante a Desportiva local.
Para trás ficou o Oleiros. O conjunto de José Ramalho desceu da terceira para a quinta posição depois de ser goleado em casa (2-4) pelo Cabeçudo, agora quarto da geral. Quem aproveitou o deslize dos oleirenses foram os vizinhos do Estreito. Os comandados de Orivaldo Nascimento foram vencer (0-2) ao Paul e "treparam" até ao terceiro posto da grelha, a cinco pontos do Idanhense e a seis da Estação. No sexto lugar segue o Pedrógão que em casa soma apenas vitórias (situação apenas igualada pelos idanhenses). A oitava jornada não foi excepção e os homens de António Belo bateram o estreante Lousense por 3-1. No Tenente Manuel Morais, contudo, os sócios chegaram a temer o pior. A turma da Lousa colocou-se em vantagem antes do intervalo e só a 15 minutos do fim surgiu a resposta do Pedrógão: Pedro Alves, Cláudio e Sousa, com golos aos 75, 85 e 90 minutos sentenciaram a sexta derrota dos lousenses, que não conseguem descolar de uma posição incómoda. Na última posição da tabela, no entanto, continua o Canhoso. A jogar em casa, a formação de Paulo Moiteiro não conseguiu evitar a derrota frente ao Penamacorense e o voo da "águia" ficou, mais uma vez, adiado. No próximo domingo, 25, os canhosenses deslocam-se a Proença-a-Nova para uma partida que não se prevê fácil. Até porque os homens da Zona do Pinhal vêm de uma folgada vitória (4-2) sobre o Desportivo de Castelo Branco.
Mas as atenções da próxima jornada vão recair em dois jogos entre o grupo dos cinco primeiros: a Desportiva da Estação desloca-se ao Estreito, enquanto o Idanhense recebe o Oleiros. Duas partidas que podem originar uma revolução nas posições cimeiras.