Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


O desfile de selecções realizado em Dezembro de 2000 na Guarda não se vai repetir em 2003

A candidatura conjunta das cidades da Covilhã e Guarda à organização de jogos do Campeonato do Mundo de Andebol em 2003, que se realiza no nosso País, ficou de fora do rol de escolhas da Federação Portuguesa da modalidade.
Segundo o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, as duas cidades ficam fora da competição por razões diferentes. A Covilhã porque "a Câmara não quis assumir o risco de não ter o pavilhão municipal pronto em 2003. Não havia garantias nesse sentido e optou-se por desistir" salienta Jorge Patrão. Já no que diz respeito à Guarda, "as obras a realizar no pavilhão de São Miguel foram consideradas muito morosas". Por isso, "não faço críticas à Federação, com a qual reunimos muitas vezes e que até elogiou o nosso parque hoteleiro. Eles queriam que a gente entrasse" explica Jorge Patrão.
O presidente da RTSE lança, por isso, o alerta. "Para termos realizações a nível mundial temos que apostar em equipamentos de primeira linha. Espero que este problema sirva de exemplo para o futuro. Claro que, apesar de termos ficado afastados, estaremos atentos a outros eventos. Em breve, penso que isto será demonstrado".
Recorde-se que já este ano, aquando da realização do XVI Mundial de Andebol Universitário, que contou com a organização da UBI e IPG, João Canavilhas, um dos responsáveis na cidade covilhanense, dizia que esta iniciativa tinha dado visibilidade à região e que já se falava na possibilidade das duas cidades acolherem jogos do Mundial 2003. Uma hipótese que se gorou.