Por Vânia Flôr


Para facilitar as apresentações os oradores apoiaram-se em material audiovisual

No dia 19 de Novembro realizou-se na Universidade da Beira Interior (UBI) o segundo Encontro sobre Valor Acrescentado pela Engenharia.
Neste encontro reuniram-se investigadores de Ciências Sociais e Humanas e engenharias provenientes do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade do Minho e da própria UBI para discutirem numa base interdisciplinar conceitos como tecnologia, valor, conhecimento e capital.
É de salientar que as três universidades referidas estão a fazer em conjunto uma investigação financiada pela Fundação de Ciência e Tecnologia. António Fernandes, representante do Núcleo de Estudos de Economia da Engenharia, foi um dos oradores e referiu que "esta investigação tem bastante interesse para empresários, gestores, associações empresariais e responsáveis de planeamento de desenvolvimento industrial".
Carlos Osório, Presidente do Departamento de Gestão e Economia fez um balanço muito positivo, segundo ele "este encontro inicia uma investigação multidisciplinar e multiuniversitária entre engenheiros e economistas e agrega duas universidades novas ( a UBI e a Universidade do Minho) com uma clássica (o Instituto Superior Técnico de Lisboa)".
O encontro ficou marcado pela presença de docentes e ausência de alunos. Ana Maria Ussman, docente do Departamento de Gestão e Economia "não esperava uma forte adesão por parte dos alunos, uma vez que este encontro se dirigia mais aos especialistas", mas pensa que "seria benéfica a presença dos estudantes de economia, gestão e engenharia".
Depois da apresentação seguiu-se uma reunião em privado para os investigadores, na qual discutiram novas ideias e falaram sobre o trabalho que irão realizar no futuro.
Ana Maria Ussman revelou ao Urbi et Orbi que "este encontro se irá repetir, no entanto ainda não está decidido se será na UBI ou numa das outras duas universidades".