O professor Heitor Duarte, sub-coordenador do CES
Integrado na Semana da Ciência e Tecnologia
Working Papers pela UBI

Vários docentes da UBI realizaram alguns trabalhos de investigação, sobre diferentes temas, que foram lançados pelo Centro de Estudos Sociais.


Por Ricardo Cordeiro


A questão do aborto, os media na Beira Interior, Timor e Max Weber foram os temas dos textos de trabalho, "working papers" lançados pelo Centro de Estudos Sociais (CES) no decorrer da Semana da Ciência e Tecnologia, que teve lugar entre os dias 19 e 25 de Novembro. O principal objectivo do lançamento destes textos foi o de divulgar trabalhos de investigação realizados por docentes da UBI, com ligações ao CES.
O CES é um centro de investigação universitário que está ligado ao departamento de Sociologia. Tem como principais objectivos o desenvolvimento de projectos de investigação na área das Ciências Sociais, a realização de trabalhos de investigação de cariz local e regional, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da região e, por fim, a publicação de textos de trabalho ou working papers.
"Interrupção Voluntária da Gravidez: posições face a um problema social" de Catarina Tomás,"Média e cidadania na periferia portuguesa: o caso da Beira Interior" de Ricardo Carvalheiro, "Antropologia em Timor Português. Os constrangimentos do Colonialismo" de Maria Johanna Shouten e "Max Weber e a Teoria Crítica", "Para uma reformulação do conceito de racionalização" de João Carlos Correia, foram os assuntos investigados pelos docentes da UBI, os três primeiros do Departamento de Sociologia e o último do Departamento de Comunicação e Artes.
Segundo o professor Heitor Duarte, sub-coordenador do CES, o lançamento destes textos de trabalho visa "divulgar trabalhos em curso realizados por docentes dentro do interior do CES, proporcionar a sua utilização aos alunos e suscitar debates entre os próprios docentes, já que os textos provocam sempre algumas reacções e reflexões".
Para o próximo semestre deste ano lectivo, está programado o lançamento de mais alguns textos "num momento que seja considerado importante e significativo, como foi a Semana da Ciência e Tecnologia" afirmou ainda Heitor Duarte.