Esta Quinta e Sexta feira
Cultura electrónica em debate na Guarda


Por Victor Amaral

 

A globalização digital do nosso tempo é tema central de um Ciclo de Conferências que acontece na Guarda, esta quinta e sexta-feira, sob a designação "Cibercultura - uma janela aberta à cultura digital". Organizado pela Mediateca VIII Centenário, único centro multimédia da responsabilidade da autarquia guardense, o evento traz originalidade nos conteúdos e propõe-se responder às questões mais actuais. Por exemplo, qual o destino da sociedade em geral e da cultura em particular face ao vertiginoso avanço das novas tecnologias?
À cidade mais alta, a que se reconhece invulgar pujança cultural, sobem nove especialistas de renome a nível nacional, que hão-de clarificar esta como outras questões importantes para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. É essa a convicção de Victor Afonso, coordenador da Mediateca e do evento, ao salientar o que espera ser "uma plataforma de debate e reflexão" sobre a implicação das novas tecnologias da informação e da comunicação em vários domínios da actividade: da arte à educação, do pensamento filosófico à sexualidade, da música ao cinema, da política à ética.
Assim, José Bragança de Miranda abre as conversas na quinta-feira, a partir das 9.30 horas, com o tema "A Experiência Estética na Cultura Digital: o Nascimento de uma Nova Sensibilidade". Segue-se António Cerveira Pinto com "Tendências da Arte Contemporânea: Internet, Multimedia e Cibernética na Criação Artística". A partir das 14h30, João Correia de Freitas prossegue com a "Educação e Novas Tecnologias: Desafios do Presente e do Futuro", seguido por Américo Baptista que termina a jornada com "Sexualidade: Viagem da Pré-História à Realidade Virtual". A abrir o segundo dia, sexta-feira, Tomás Henriques apresenta o tema "Música e Novas Tecnologias: Novos Domínios da Criação Musical Contemporânea". Segue-o Eurico de Barros com "Cinema Real e Virtual na Era da Revolução Tecnológica" e, após o almoço, António Saraiva defende a "Liberdade e Ética na Internet: Informação Digital e Democracia". Depois, Maria Ana Fajardo, única conferencista da cidade, docente no Instituto Superior de Administração, Comunicação e Empresa (ISACE), com as "Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Superior".
Mas o evento não se fica pelas conversas. Como complemento da teoria, a noite de quinta está reservada para a projecção de trabalhos nos novos domínios artísticos num ambiente cibernético e informático. Diogo Terroso mostra "Trans-KP - Regenerative Online Interface", trabalho com que venceu um dos prémios para ciber-arte do Clube de Artes e Ideias "Jovens Criadores 2000". Seguem-se trabalhos em video-arte de outros ciber-artistas londrinos. A segunda noite fica marcada pela projecção de "Blade Runner" (1982), de Ridley Scott, uma obra charneira na cultura cibernética, considerado um filme de culto por excelência da ficção científica "Hi-Tech" de toda a história do cinema.
Victor Afonso destaca a importância do evento para a comunidade em geral, em particular para profissionais que lidem com as novas tecnologias, salientando que "a sociedade da informação, globalizada e tecnológica, para o bem e para o mal, implantou-se irremediavelmente nas nossas vidas e quem não conseguir acompanhar e compreender a sua inexorável evolução, sentir-se-á, de facto, desorientado".