O Centro Ambiental está instalado num antigo lagar de azeite
Belmonte
Centro de Informação Ambiental procura sensibilizar jovens

Amândio Melo realça a importância da preservação do ambiente, num concelho onde "ainda não existem grandes atentados"


João Alves
NC/Urbi et Orbi


O secretário de Estado do Ambiente, Rui Nobre Gonçalves, inaugurou na segunda-feira, 25, o Centro de Informação Ambiental de Belmonte.
Esta nova estrutura, já concluida, tem como objectivo principal "sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar o ambiente, sobretudo as camadas mais jovens da população, em especial das escolas", explica o presidente da autarquia, Amândio Melo. Temas como a reciclagem, a preservação dos rios, a recolha selectiva de resíduos sólidos ou a própria poluição do ar, serão abordados das mais diversas formas, quer através de slides, quer de filmes ou sessões de esclarecimento. A iniciativa é da responsabilidade da autarquia, em colaboração com o Instituto de Formação Ambiental. O gabinete tem, numa primeira fase, apoio de elementos do Instituto Português da Juventude (IPJ), que informam a população sobre os cuidados a ter com o ambiente, e está aberto cerca de seis horas por dia.
A criação deste Centro tem, ainda, outra particularidade digna de registo. É que está instalado num antigo lagar de azeite, situado na Rua Direita, tendo-se assim recuperado um património degradado. Amândio Melo salienta, no entanto, que Belmonte "não tem ainda grandes atentados ambientais". "Esta é mais uma política de prevenção. Quando nos propomos a isto é mais na perspectiva da educação", sublinha.

PIDDAC resolve problema do quartel da GNR

Confrontado com as verbas do PIDDAC 2002 destinadas ao seu município ( 667 mil contos), o presidente da Câmara de Belmonte considera: "Não estou satisfeito, aliás, nós nunca estamos. Mas é bom ressalvar que as verbas inscritas neste plano vêm resolver problemas de há muitos anos, tais como o quartel da GNR de Belmonte e de Caria. Para além disso, também têm em atenção a recuperação do património, nomeadamente as obras de valorização da igreja de São Tiago".
Amândio Melo realça que o concurso público para a construção do quartel da GNR de Belmonte já foi publicado em Diário da República, pelo que o problema da falta de espaço que, actualmente, afecta estes profissionais, poderá ser resolvido a breve prazo. Enquanto a obra não chega, a autarquia belmontense avança com outras, como é o caso do Centro de Dia da Gaia, inaugurado no domingo, 25.