Por Margarida Tomé


O evento contou com a presença do Ministro da Economia e do Secretário de Estado do Ambiente

O Ministro da Economia, Luís Braga da Cruz, inaugurou no passado dia 26 de Novembro a Central Hidroeléctrica de Manteigas. Esta infraestrutura, situada no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, no vale glaciar que desce dos Cântaros para Manteigas, representa um aproveitamento hidroeléctrico que tem capacidade de produção superior ao consumo eléctrico da população do concelho.
Segundo João Bártolo, Presidente da GENERG, SGPS, empresa responsável pela construção e exploração deste projecto, "a Central de Manteigas foi executada obedecendo a exigências ambientais", visto o seu local de implementação se situar em área ambiental sensível, e está "completamente integrada no ambiente envolvente, passando praticamente despercebida na localidade". Para isso, recorreram à utilização de materiais da região na construção do pequeno açude, desenhado e revestido a pedra local, e o edifício da central, revestido também a pedra da região, que está parcialmente enterrado de forma a minimizar o ruído proveniente do equipamento e de modo a causar menos impacto na paisagem.
Rui Nobre Gonçalves, Secretário de Estado do Ambiente, também presente nesta cerimónia, refere, acerca da questão ambiental, que "temos uma central de produção de energia situada dentro de um parque natural que não perturba a área protegida do Parque, o que demonstra que desenvolvimento e preservação da natureza são valores que podem ser conjugados".
Este é um projecto que teve o investimento total de 1,3 milhões de contos, dos quais 520 mil contos são um apoio do Programa Energia.






A hidroeléctrica de Manteigas integra-se no ambiente envolvente do Parque Natural da Serra da Estrela

 
No mesmo dia da inauguração da Hidroeléctica de Manteigas, foi feita a apresentação do Plano Eólico para a Beira Interior no Auditório da Câmara Municipal de Manteigas. Este é um programa que envolve 15 Câmaras Municipais e um total de 35 parques eólicos previstos, a que corresponderá uma potência na ordem dos 350 megawatts.
A produção eléctrica por ano corresponderá ao dobro do consumo da população destes concelhos, o que fará da Beira Interior exportadora de energia.
No concelho de Manteigas está já a ser feita uma medição eólica no Corredor dos Mouros e "a Serra da Estrela, como interior dos interiores, tem uma possibilidade de riqueza visível e não pode ficar inibida deste processo", refere José Manuel Biscaia, Presidente da Câmara de Manteigas.
Até 2010, o consumo de energia vai aumentar e há que alertar para um consumo mais racional da energia. Este projecto vem permitir a redução da factura energética das aquisições que Portugal faz ao exterior, por isso, como diz o Ministro da Economia, "há que divulgar urbi et orbi este projecto".
O Plano Eólico para a Beira Interior da GENERG é um programa de estímulo às energias renováveis que se prevê que venha a desenvolver a parte económica e industrial do interior e é um investimento de 80 milhões de contos, a realizar em 6 anos.