Mário Soares
Comemorações dos 802 anos da cidade da Guarda
Mário Soares lembra vantagens da proximidade com Espanha

O ex-presidente da República salienta que o facto da Guarda estar perto do País vizinho poderá ser um trunfo para o desenvolvimento.



Por Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O feriado municipal da Guarda foi comemorado na terça-feira, 27, assinalando assim os 802 anos de atribuição do foral por parte de Dom Sancho.
O programa comemorativo iniciou-se no dia anterior com a realização do seminário "A Ibéria no contexto europeu" iniciativa que contou, entre outras, com as presenças de Eduardo Lourenço Fernando Móran e Mário Soares.
Eduardo Lourenço manifesta a opinião que estão esbatidos os traços que nos distinguiam da Europa e diz que "devemos funcionar com os outros países da Europa dos quinze mas em condições de igualdade".
Mário Soares acentuaria o bom relacionamento entre Portugal e Espanha, evidenciando a vantagem que existe para a Guarda, dada a sua posição geográfica, em aprofundar as relações com as zonas limítrofes do país vizinho. O ex-Presidente da República considera que não está em causa a perca da identidade portuguesa.
A Presidente da Câmara da Guarda, Maria do Carmo Borges, salienta a aposta que está a ser feita através do Centro de Estudos Ibéricos, "na investigação e no conhecimento dos dois povos" acrescentando não existir um conhecimento mútuo "tão profundo" para que, de uma forma determinante, sejam traçados laços de cooperação que "nos distingam do resto do mundo". O facto de a Guarda avançar com esta iniciativa é, na sua opinião, "muito gratificante".

Aberto troço na segunda fase da Viceg

Ainda na segunda-feira foi apresentada a colectanea "Identidades Fugidias", onde estão reunidos textos de diversos escritores de língua portuguesa, como Eugénio de Andrade, Saramago e Eduardo Lourenço. Esta obra, a primeira edição do Centro de Estudos ibéricos, foi coordenada pelo Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes.
Para o Vereador do Pelouro da Cultura, da Camara da Guarda, esta é uma "obra de referência e de prestígio para quem a edita"
Na terça-feira, e antes da sessão solene comemorativa do dia da cidade, foi inaugurado o troço Segunda fase da Via de Cintura Externa da Guarda- VlCEG, que liga o acesso do IP5 à primeira fase daquela rodovia, junto às Piscinas Municipais. Desta forma o trânsito oriundo do Itinerário Principal 5 com destino à Covilhã e Castelo Branco não necessita de atravessar a cidade da Guarda, como acontecia até aqui.