Por Catarina Rodrigues


A comitiva fala do projecto à população

No passado Sábado, dia 1 de Dezembro, comemorou-se a Restauração da Independência e também uma série de inaugurações, na vila do Paúl. A comitiva constituída por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Domingos de Sousa Beato, presidente da Junta de Freguesia do Paul e os vereadores Alberto Alçada Rosa, Joaquim Matias, João Esgalhado e Maria Rosário Pinto da Rocha, percorreu os locais onde foram feitos os investimentos.
A tarde começou com a visita aos novos acessos à escola EB 2/3. Uma necessidade que se fazia sentir há já muito tempo e que só agora começa a tomar forma.
De seguida, procedeu-se à inauguração da pala do campo de futebol da vila. Este foi um dos momentos mais esperados por toda a população. Carlos Pinto foi recebido ao som de músicas populares interpretadas pelo Grupo de Convívio e Apoio à 3ª Idade do Paúl.
A Associação Paúl Cultural Desportivo há muito que ambicionava a cobertura da bancada central. Uma infra-estrutura essencial para que o público possa assistir, de forma condigna, aos jogos ali realizados. Nos dias de chuva, os espectadores não tinham nenhum local onde se pudessem abrigar. Assim como, os diversos órgãos de comunicação social, não dispunham de qualquer local para desempenharem as suas funções.
O presidente da edilidade covilhanense, realçou o importante papel das associações na vida cultural do concelho, "neste mandato fizemos, em relação ao associativismo, aquilo que nunca tinha sido feito". Carlos Pinto acrescenta que "uma autarquia não pode esquecer a importância das associações, tanto culturais como desportivas".
O autarca revelou a intenção de apoiar mais o clube se continuar na presidência da Câmara. Se assim for, o Paúl irá ver nascer um complexo desportivo de grande fulgor.


Cobertura da bancada do campo de futebol do Paúl




Habitação Social no Paúl

A comitiva visitou depois os terrenos destinados à construção de 24 Fogos de Habitação Social. Carlos Pinto afirmou que "nunca se realizou tanta habitação social como neste mandato".
Um total de 510 fogos repartidos por freguesias como Vila do Carvalho, Teixoso e agora o Paúl, vão permitir que famílias carenciadas vivam condignamente.
A obra deve começar no próximo mês de Março de forma a estar concluída dentro de um ano, para a entrega das chaves a 24 famílias.
Junto às habitações sociais irá ser construído o quartel da 4ª Secção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
Ao final da tarde e com o sol a esconder-se por detrás da Gardunha, foi feita a inauguração dos passeios e iluminação pública da Rua da Igreja, Estrada do Santuário e Avenida Padre José Santiago.
As cerimónias terminaram com a assinatura de um protocolo entre a Câmara da Covilhã e o Agrupamento de Escuteiros do Paúl.
Este documento visa a construção de uma sede cujo projecto global ronda os dez mil contos. A comparticipação da Câmara será de três mil contos.
O chefe de escuteiros, José Bento, agradeceu a Carlos Pinto, a quem ofereceu uma medalha comemorativa dos 70 anos do Corpo Nacional de Escutas na região da Guarda.
Outro dos galardoados foi Domingos de Sousa Beato que afirmou que " a vila tem projectos que espera ainda ver realizados se a linha traçada até aqui continuar no próximo mandato".
A criação do Centro Social e Cultural do Paúl é um dos próximos objectivos. Um edifício que comportará a Junta de Freguesia, um auditório, uma sala de exposições, uma biblioteca e a sede da Banda Filarmónica. Decorreram também alguns estudos para que o lar da 3ª Idade seja uma realidade.
Para Sousa Beato, "há que dar condições para a fixação de pessoas no Paúl", uma vila que se afirma actualmente como o grande pólo da zona sul do concelho, " há que tornar a vila do Paúl numa verdadeira vila e não numa mera aldeia com o nome de vila".