Docente da UBI torna-se editor de publicação internacional
Jorge Barata convidado pelo "Journal of Aerospace Engineering"

Por Ana Maria Fonseca

 

Jorge Barata é, desde o passado mês de Novembro, editor para a Europa da publicação inglesa "Journal of Aerospace Engineering".
Assinante através do Departamento de Ciências Aeroespaciais, este docente da UBI foi convidado para integrar entre 2001 e 2003 o corpo editorial desta publicação lida em todo o mundo.
Já em Fevereiro deste ano começou a fazer parte do conselho editorial, enviando para a publicação artigos e sugestões. Agora passa a ocupar o cargo de editor associado, o que significa que é o responsável pelos artigos enviados de toda a Europa, existindo um editor para a Ásia e outro para os Estados Unidos da América.
Para Jorge Barata este é uma surpresa e um "reconhecimento grande", apesar de já coordenar os textos enviados a partir de Portugal para esta publicação inglesa e ser o único português a pertencer ao conselho editorial do jornal nesta área.
A sua função será a partir daqui "dinamizar a publicação e controlar a edição dos artigos enviados pelos colaboradores europeus", explica. A seu cargo está também a divulgação a nível da Europa, com cerca de 450 potenciais colaboradores.
Para exercer esta função terá de se deslocar duas vezes por ano à capital inglesa para proceder às reuniões do conselho editorial. " A comunidade científica não é muito grande, por isso os artigos circulam através de correio e Internet", diz.
Uma mais valia também para a UBI que vê o seu nome também nas páginas deste jornal.
"são 20 anos de trabalho nesta área, muitos congressos e muitos contactos entre os investigadores", refere e acrescenta "É como se estivéssemos numa aldeia, é uma comunidade à escala global unida pelos mesmos interesses".
O "Journal of Aerospace Engineering" está integrado num conjunto de publicações técnicas que inclui vários jornais todos eles relacionados com a Engenharia Mecânica.
Para visitar a página do Journal of Aerospace Engineering clique aqui:
http://www.pepublishing.com