Por Ana Maria Fonseca


A CRC 2001 contou com cerca de 125 participantes de várias instituições de ensino superior nacionais

Está de parabéns a organização das Conferências sobre Redes de Computadores (CRC) 2001. Responsáveis e participantes elogiaram o acolhimento e as excelentes condições em que foram recebidos neste certame que realizou, com a UBI como anfitriã, a sua quarta edição.
O responsável pela organização do programa da CRC 2001, José Oliveira da Universidade de Aveiro considerou esta quarta edição "um sucesso".
A ideia destas conferências é "descentralizar e tirá-las dos grandes centros tradicionais", referiu. As edições anteriores desta iniciativa realizaram-se em Coimbra, Évora e Viseu. A UBI foi este ano a Universidade escolhida para acolher o certame.
As temáticas debatidas durante os dias 29 e 30 de Novembro estiveram relacionadas de forma geral com as redes de computadores e Internet, no que diz respeito a "serviços e funções a partir das possibilidades que a Internet nos oferece hoje em dia, quer com questões mais técnicas dirigidas ao controle da própria rede e as formas como ele se pode organizar para oferecer melhor esses serviços", explicou José Oliveira.
Os oradores vieram de instituições de ensino superior de norte a sul País.
Muitas das temáticas aqui debatidas "são pequenos passos que se vão dando no sentido de se afinar e melhorar estas questões", disse o responsável pela programação do evento.
"Foi muito interessante esta iniciativa realizada aqui na UBI, tivemos mais inscrições do que o ano passado e foi um sucesso", concluiu.
Este ano participaram cerca de 125 pessoas de várias universidades portuguesas, entre oradores, alunos e docentes.
Para José Alberto Pacheco de Carvalho, director do Centro de Informática da UBI, o balanço é positivo. A colaboração da UBI através do Centro de Informática foi bem sucedida. "Atingimos os objectivos a que nos propúnhamos", afirmou.
O facto do evento ter decorrido na UBI é, para o director do Centro de Informática, positivo "no sentido de dar mais visibilidade e incentivo à participação das pessoas em iniciativas do género", disse.
A conferência foi difundida em video pela Internet, o que permitiu a várias pessoas de diferentes instituições e partes do globo aceder aos conteúdos debatidos.

Alguns dos temas apresentados vão permitir um planeamento de novas soluções perante determinados problemas em termos de redes na UBI



"Uma mais valia para a instituição"

Também Paulo Gomes, técnico de informática na UBI faz um balanço positivo destes dois dias.
Paulo Gomes tem acompanhado as edições anteriores e considera-as importantes porque permitem "tomar conhecimento do que se está a passar no mundo das redes". Foram apresentadas várias novidades mais em termos de investigação, com apresentação de várias teses de mestrado e doutoramento nesta área.
Apesar de as conferências serem essencialmente direccionadas para alunos e docentes da área informática, "os técnicos também precisam de tomar conhecimento das novidades em termos de redes", ressalva.
Desde as redes locais onde estão interligados computadores num mesmo edifício até às redes de área alargada e "todos os serviços que lhes estão subjacentes são aqui debatidos", explica o especialista em informática.
Em relação a novos equipamentos e métodos inovadores que tenham sido demonstrados e possam futuramente ser usados pela UBI, Paulo Gomes diz que se recolheu informação passível de ajudar futuramente no "planeamento de novas soluções perante determinados problemas".
"É sempre uma mais valia para a instituição e uma forma das pessoas conhecerem a UBI e se estabelecerem ligações com profissionais de outras instituições".
A organização do evento na UBI esteve a cargo do Centro de Informática e contou com a colaboração de outros serviços da UBI como o gabinete de relações públicas, o Centro de Recursos e Aprendizagem e os Serviços de Acção Social.
Todos de parabéns uma vez que a organização, segundo alguns participantes foi impecável, melhor do que em outras edições tanto em termos de espaço como até em termos de alimentação.

Pode conhecer detalhadamente o conteúdo da CRC 2001 aqui:
http://www.fccn.pt/crc2001/






"A UBI fez tudo muito bem"

 
Miguel Azevedo, aluno da licenciatura em Engenharia Informática da UBI e membro do Núcleo de Informática achou a iniciativa interessante em termos de formação, apesar do carácter "publicitário e comercial" presente em algumas das apresentações.
Este aspecto é justificado pelo aluno segundo a forma como algumas apresentações pareciam mostrar "apenas a sua perspectiva sobre determinados equipamentos" e promovê-los.
Miguel Azevedo salientou alguns temas que considerou mais relevantes como a manutenção de redes ou "Quality of Service" e, dentro desta área, um projecto que o interessou particularmente elaborado pelo Instituto Politécnico de Viseu em colaboração com a Universidade do Porto, o "e-cassiopeia", baseado num laboratório de redes acessível remotamente.
Salientou ainda a apresentação do primeiro conferencista, Fernando Pereira, docente do Instituto Superior Técnico. Segundo este aluno de Engenharia Informática, esta foi a única palestra que versou de uma forma global sobre as redes e um projecto específico, o "Mpeg", ferramenta difusora de informação por via das redes. As duas edições mais recentes desta utilidade estiveram em debate na conferência apresentada por Fernando Pereira, que mostrou através deste equipamento, as potencialidades e a forma de funcionamento futuro do suporte digital.
"A UBI fez tudo muito bem", afirmou este aluno que já assistiu também a outras edições da CRC.
Até os moderadores se referiram positivamente relativamente à organização e até à alimentação", disse. Nestes termos foram notórias "várias melhorias relativamente ao ano passado, mas o âmbito das conferências manteve-se".