João Alves
NC/Urbi et Orbi


Água não é incolor na torneira dos covilhanenses

A população da Covilhã está a beber água com cor. Esta é a constatação feita pelo administrador dos Serviços Municipalizados da Covilhã, Alçada Rosa, que salienta estar a verificar-se esta situação porque não tem chovido. "Houve alguma agitação de águas, a barragem do Viriato está bastante baixa, o que nos obriga a fazer a aquisação de filtros" explica Alçada Rosa, que pretende desta maneira resolver o problema. Contudo, este responsável garante que a água "está própria para consumo, mas realmente não está incolor. Os filtros serão montados nos próximos dias, o que representa um esforço da autarquia na ordem dos 50 mil contos". Assim, a água vinda da barragem do Viriato será toda ela filtrada neste objectos de carbono activado, evitando o mau aspecto da mesma. Alçada Rosa garante que não há motivos para preocupação para a saúde pública porque "a água é analisada, tratada quimicamente com cloro gasoso, que fazem com que seja perfeitamente bebível. Não é, no entanto, de todo agradável".


Barragem das Penhas: tudo na mesma

Alçada Rosa lamenta também não ter "qualquer resposta" por parte do Governo quanto ao licenciamento de construção da barragem das Penhas II e da Atalaia. "Nós, da nossa parte, apresentamos todos os projectos com tudo aquilo que nos foi pedido. É realmente triste que não haja resposta, tendo em atenção a água que a Covilhã está a beber" explica o administrador dos Serviços Municipalizados. Alçada Rosa adianta que não existem, neste momento, problemas de abastecimento de água no concelho, mas que caso já houvesse barragem, o problema da água com cor "já poderia estar resolvido".
Recorde-se que o processo de construção desta barragem tem sido algo agitado, com o presidente da Câmara, Carlos Pinto, a acusar o Ministério do Ambiente de deixar o projecto 'na gaveta', de modo a que o município integre a empresa Águas do Zêzere e Côa. Porém, Pinto nunca mostrou vontade de integrar a mesma por considerar que o preço da água poderia subir. E inclusive, já ameaçou levar à Justiça todo este processo de construção das barragens.