Por Ana Filipa Fernandes


Os pequenos alunos agradecem com cantorias

Enquadrada num parque ambiental bastante favorável, esta escola tem tudo para que se possa ensinar aos pequenos. O arbítrio final destes pequenos aprendizes foi unânime, todos gostam já daquela que vai ser durante os próximos anos a sua escola. A escola situa-se junto ao Grupo Desportivo da Mata e foi inaugurada no passado dia 8 de Dezembro.
A Escola da Biquinha, há muitos anos esperada pelos moradores e sobretudo pelas crianças é agora uma realidade.
O mundo estudantil destas crianças começará a ser diferente. As instalações degradadas onde trabalhavam foram esquecidas. Já no início do novo ano as cerca de 50 crianças poderão estrear esta escola reclamada há meio século.
Nesta área serão ainda construídas instalações novas, adequadas à prática de desportos, e das quais as crianças poderão usufruir.
O investimento realizado na construção deste estabelecimento de ensino rondou os 70 mil contos, tendo sido repartido este valor entre a Câmara Municipal da Covilhã e os fundos comunitários previstos para projectos deste tipo.

Pais satisfeitos com as condições da nova escola

A Escola da Biquinha ou melhor a Escola "A Lã e a Neve", relembrando a obra de Ferreira de Castro, tem três salas onde irão decorrer as aulas, uma sala de professores, uma sala de atendimento aos pais, uma biblioteca, uma sala polivalente que servirá de cantina e para outras actividades. O projecto foi concebido pelo Arquitecto João Pedro Simões.
Todas as crianças do 1º Ciclo do concelho têm garantida uma refeição quente fornecida pela Câmara, assegurando-se, assim, que nenhuma criança na escola possa ter problemas alimentares, independentemente das condições económicas das famílias.
Os pequenos e graúdos vão ainda ter aulas de música e teatro (projecto estabelecido com o GICC-Teatro das Beiras), bem como tomar contacto com as nossas tecnologias de informação. Vão estar ao dispôr desta escola computadores ligados à Internet. Tomar o gosto pela informação é o principal objectivo deste projecto de relacionar as novas tecnologias aos estudos realizados no estabelecimento de ensino.
Manuela Craveiro, Directora da Escola, satisfeita afirma que "finalmente crianças, professores e auxiliares de acção educativa têm a possibilidade de ter instalações condignas, para que no futuro possa tornar-se uma escola de sucesso escolar". Segundo nos informou ainda Manuela Craveiro, a escola onde trabalhavam não tinha condições nenhumas. "Era muito deprimente trabalhar naquelas condições", afirma. Águas passadas, e a única promessa que os professores garantem é tudo fazer para o sucesso escolar destas crianças.
Algumas acções de angariação de fundos foram já feitas por parte da escola. Foram elaborados postais de Natal, os quais já renderam cerca de 90 mil escudos. Foram ainda atribuídos cerca de 45 mil escudos para material escolar, e cerca de 25 mil escudos para compra de presentes de Natal para as crianças desta escola.
Logo a seguir às férias escolares, devido à época natalícia, as crianças deverão ocupar os seus lugares na nova escola dia 7 de Janeiro de 2002.





A nova escola mostra boas condições


Educação de qualidade no concelho é uma aposta ganha
 
Esta era uma aposta da política do executivo camarário no que respeita à colocação de espaços mais adequados, para que os professores possam exercer a sua profissão e as crianças aprenderem com eles. Segundo Carlos Pinto, das 48 escolas do concelho da Covilhã, quase todas estão recuperadas, exceptuando três que estão em fase de remodelação, de ampliação e de recuperação. Contas feitas, a Câmara Municipal disponibilizou para esta área tão importante que é a da educação cerca de um milhão de contos nos últimos quatro anos.
Satisfação e orgulho de realização desta obra são os sentimentos do executivo camarário. "Apesar de ter tido alguns atrasos na sua execução, esta escola está ao agrado de todos, até porque se encontra neste local junto ao Grupo Desportivo da Mata.