Guarda
Animação de Natal e outras festas

Por Victor Amaral

 

Os cinco espaços de fruição cultural da Guarda vão estar em actividade permanente durante este mês, no âmbito da Animação de Natal. Assim, esta quinta-feira o Auditório Municipal espera pelas crianças para aí assistirem ao último espectáculo da peça "O Rapaz do Bronze", pelo Teatro Babá. Já na Mediateca VIII Centenário, em plena Praça Velha, há oportunidade de visionamento de vídeos musicais, pesquisa na Internet, canções temáticas e animação musical pelos alunos e professores da Escola de Música do Colégio de S. José. A iniciativa designa-se por "Natal Multimédia na Mediateca" e decorre até esta sexta-feira. No Centro da Natureza a proposta é o "Natal ao Natural", com um concurso, oficinas de trabalho, circuitos de jogos, exposição de fotografia e passagem de um diaporama. Já na Biblioteca Municipal, também até amanhã, decorre a iniciativa "Um conto de Natal" com leitura de dramatização de "A Menina dos Fósforos" de Hans Christian Andersen. Sempre com duas sessões, às 9.30 e às 14.30 horas.
No capítulo do cinema, o Cine-Estúdio Oppidana mostra o filme "Shrek", versão portuguesa, em articulação com os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico.
Reservam-se ainda dois espectáculos. No dia 18, às 21h30, Pedro Tochas apresenta a comédia "Stand-up Comedy", e no dia 20 há um concerto com a Orquestra Cubana "Expresión Latina".
No âmbito do projecto Andarilho, Aldeia do Bispo assiste no dia 22 ao espectáculo "Canções de Natal", por Paula Tavares e Francisco Raimundo, e a 28 o Rancho Folclórico da Guarda actua no Marmeleiro. Em estreia no dia 29, na aldeia de Maçainhas, um novo grupo coral "(Re) Canto do Canto" criado na Vela. E, por fim, a 30 o Grupo de Cantares "Camponesas de Aldeia do Bispo" actuam no Rochoso.