João autografou alguns livros para oferecer
Jovem de 16 anos lança obra literária
"Olhares Meus"

Aos dez anos começou a tomar o gosto pela escrita e desde aí nunca mais parou. Foram precisos dois anos para unir esforços. O resultado está à vista.


Por Ana Filipa Fernandes


Um jovem de apenas 16 anos lançou o seu primeiro livro em poesia, intitulado "Olhares Meus". João Carlos Galvão é o seu nome e escreve deste os 10 anos de idade. Todos os poemas agora editados foram escritos quando tinha apenas 14 anos. O lançamento deste livro decorreu na Ecoteca, no passado dia 8 de Dezembro.
Arrojo e determinação são as principais qualidades que pais e conhecidos atribuem a este jovem, que estuda no 10º ano. Faz-se ainda louvor à precocidade de João Carlos Galvão.
A escolha deste titulo, "Olhares Meus", segundo João, retrata a vida vista pelos seus olhos. "Tudo o que já presenciei e vi retrato em temas como a morte, a vida para além morte, o Além Mundo, e tento fazer uma abordagem generalista da sociedade tal qual ela é hoje. Este livro em poesia é o retrato da sociedade vista por mim e por isso escolhi este título".
O primeiro poema do seu livro é dedicado à sua mãe. Sentimento de amor e agradecimento são os aspectos que mais realçam o seu poema. Outros aspectos afloram também no seu livro.

Gosto pela escrita começou com uma peça dos Lusíadas

O gosto de João Carlos pela escrita surgiu aquando da apresentação de uma peça, na sua 4ª classe, dos Lusíadas, em que decorou a peça completa, com medo que os seus colegas se esquecessem de algumas partes. Escreveu até ao 8ºano, altura em que a sua professora Célia Gil, leu alguns poemas escritos por ele e ficou surpreendida pelo seu valor tendo em conta a tenra idade de João. Uniram-se então esforços para que conseguisse editar o livro e o resultado está à vista, cerca de 100 poemas postos à disposição do público.
A Câmara Municipal da Covilhã deu uma ajuda através da vereadora do Pelouro da Cultura, Maria do Rosário Rocha. Lançaram-se apenas 300 exemplares.
João afirma, no entanto, que apenas uma parte do desejo está cumprida. "Como diz Sócrates, o homem tem por obrigatoriedade o desejo de conhecer. Já consegui lançar um livro, mas as minhas ambições começam já a ser maiores. Gostaria muito não ficar apenas por lançamentos curtos, mas que houvesse interesse no investimentos por parte de outras pessoas para lançar este mesmo livro com mais alguns poemas que entretanto escrevi", ressalva.
Interrogada sobre aquilo que sentia sobre o lançamento do livro do seu filho com apenas 16 anos, Maria Amélia Galvão responde, visivelmente emocionada, que " é uma luta há já dois anos para se lançar este livro e só hoje conseguimos realizar-lhe este sonho". Quanto à da figura Mãe no primeiro poema, Maria Amélia afirma que João "sempre foi um rapaz muito bom e tudo o que eu lhe digo é o que ele faz. É extraordinário, estou muito contente".
Embora se pudesse julgar que este jovem vai seguir a área de Humanidades, João Carlos Galvão quer formar-se em Economia.