Por Carmen Martins


O Canhoso foi a localidade escolhida para Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, para iniciar mais uma jornada de inaugurações. A cinzenta manhã do dia 3 de Novembro quase ameaçou a primeira caminhada pelo troço Canhoso/Vila do Carvalho. O sol apareceu para ajudar o presidente da Câmara Municipal, os presidentes e os residentes das duas freguesias em ligação, no percurso a pé pela estrada a inaugurar. Os 200 mil contos investidos neste traçado com 3,5 km de extensão "vêm repor um relacionamento amistoso entre os dois povos", como refere Manuel Nunes, presidente da Junta de Freguesia do Canhoso. No outro extremo da ligação, Manuel Esteves, presidente da Junta de Freguesia da Vila do Carvalho afirma: "Vejo hoje concretizada a obra que vai abrir o futuro da nossa terra". "É todo um mundo que se abre", refere ainda Carlos Pinto no seu discurso no pavilhão polidesportivo da Vila do Carvalho.
A inauguração deste espaço de Desporto e Lazer esteve uma vez mais a cargo do autarca do concelho da Covilhã. Carlos Pinto aproveitou o seu único discurso do dia para se referir aos três anos e meio de "investimento no desenvolvimento da Vila do Carvalho". Um investimento de 430 mil contos "nas estruturas de desenvolvimento". Para o autarca " as estradas são as vias sanguíneas que permitem a circulação das pessoas a circulação dos bens, a fixação do comércio e da indústria, o desenvolvimento da economia, e a expansão urbanística". No entanto, não foi só a estrada que liga a Vila do Carvalho ao Canhoso que foi foco de inauguração.
O pavilhão polidesportivo da Vila do Carvalho proporcionará, segundo Manuel Esteves " equipamentos de lazer e cultura, por forma a assegurar a qualidade global do ambiente". A criação de um espaço aberto aos comerciantes, para que estes dinamizem as suas actividades foi inaugurado, no rés do chão do pavilhão do polidesportivo o mercado municipal da Vila do Carvalho. É de salientar que esta estrutura, que alberga o pavilhão polidesportivo e o mercado da Vila do Carvalho, foi em tempos a antiga fábrica de laníficios da familia Fazendas.
Para encerrar o ciclo de inaugurações foi escolhido o circuito de manutenção da Vila do Carvalho. Espaço no qual os habitantes poderão desfrutar melhor o ambiente saudável que a encosta da Serra da Estrela lhes oferece. Agora sim, os 24 fogos de habitação social, que foram visitados no final de todas as inaugurações, estarão inseridos num projecto que procura cada vez mais o desenvolvimento da Vila do Carvalho e do concelho em que se insere.