Por Gisela Gomes


Professores expõem as suas ideias

Com o intuito de criar um espaço de reflexão e debate, o Conselho de Estudantes de Sociologia (CES) organizou na passada Quinta feira, 5, uma conferência intitulada " A Identidade do Sociólogo" que teve lugar no Polo IV da Universidade da Beira Interior.
Num tempo em que ser cidadão significa possuir direitos e deveres que levam à partilha de uma sociedade, o sociólogo adquire cada vez mais um papel indispensável.
Foi neste sentido que os estudantes de Sociologia da Universidade da Beira Interior promoveram a conferência " A Identidade do Sociólogo", que contou com a participação de professores especializados em diferentes áreas, nomeadamente política, educação e emigração, organização e trabalho.
A identidade do ser social, neste caso o sociólogo, é um tema extremamente complexo. Deste modo, os professores fizeram as suas intervenções sem chegar a definições concretas. No entanto, lançaram mais questões ao público presente para que de algum modo se propagasse pela sala um debate ameno.
Foi com grande interesse e entusiasmo que o público interagiu na procura de uma maior produção de conhecimentos.
Segundo Luís Pinto, Presidente do Conselho de Estudantes de Sociologia, a licenciatura em Sociologia " é propícia para uma participação activa e crítica por parte dos estudantes que procuram exercer tal profissão".
Já com 13 anos de existência, o CES tem previstas inúmeras actividades a decorrer este ano lectivo, entre as quais se destacam, no 2º semestre as Jornadas de Sociologia que decorrem de dois em dois anos, ao mesmo tempo que proporciona aos estudantes uma nova Feira do Livro também no 2º semestre.
É com grande desejo de realizar iniciativas deste género que o grupo irá continuar a trabalhar em busca de uma identidade produzida na comunidade na qual o indivíduo participa para que possa crescer e aprender.