Sónia Amarelo, aqui em competição, foi considerada "melhor esquiadora 2000/2001"
Esqui à espera de mais apoio
Atletas da Guarda no primeiro plano nacional

A Federação de Esqui regista um aumento de quase 300 por cento no número de atletas em relação à anterior temporada. Um número que, segundo o presidente, Amarelo Fernandes, "justificava mais apoio por parte das entidades competentes".

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


A Federação Portuguesa de Esqui assinalou, recentemente, a abertura da época 2001-2002, e aproveitou oportunidade para distinguir os melhores praticantes da modalidade, da última temporada. A FPE distinguiu Filipe Amarelo (melhor esquiador masculino no campeonato de esqui alpino, época 2000-2001) e Sónia Amarelo, a melhor esquiadora feminina. A segunda classificada, Carla Portugal, foi igualmente distinguida pela Federação, que atribuiu menções honrosa, na categoria de infantes, a Rita Gomes e Joana Grilo, outras duas praticantes da Guarda.
O Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Esqui, António Amarelo Fernandes, salientou ao NC o incremento que a FPE registou, "na ordem dos 300 por cento", ao nível dos praticantes da modalidade. O dirigente lamenta, porém, que o subsídio atribuído pelo Instituto Nacional do Desporto (IND) não "acompanhe o esforço que está a ser feito em termos de dinamização e divulgação da prática da modalidade". A actual direcção da FPE tomou posse há cerca de ano e meio e "foi confrontada com uma redução orçamental na ordem dos 45 por cento", como nos refere Amarelo Fernandes, o qual, face ao aumento de praticantes e realização de actividades se mostra esperançado numa reformulação dos futuros apoios financeiros. Para Amarelo Fernandes, a Serra da Estrela tem "vindo a melhorar as suas condições e a oferta em termos de qualidade", e destaca a melhoria dos meios mecânicos e o tratamento e preparação das pistas. A cooperação entre a Estância de Esqui da Serra da Estrela e a Federação tem sido, na sua perspectiva, bastante boa, daí a possibilidade surgida na última época de criar um estágio de esqui alpino, esqui de fundo de cães de trenó.

Falta o apoio das entidades oficiais

O Presidente da Federação Portuguesa de Esqui afirma que é "tempo de a Câmara Municipal da Guarda olhar para a Serra e para os desportos de neve de uma forma diferente. Temos os primeiros lugares e esta é uma modalidade que merecia ser acarinhada de uma forma bem diferente". Até agora os apoios vieram do Governo Civil e do Clube de Montanhismo.
Este ano a aposta vai para a realização da prova de esqui alpino "Taça Cidade da Guarda", iniciativa que a Federação espera venha a merecer o apoio das entidades oficiais da cidade.
No calendário das provas da Federação Portuguesa de Esqui inscreve-se, nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2002, a realização da prova de esqui alpino "Cidade da Covilhã"; nos dias 16 e 17 de Fevereiro a prova "Cidade de Gouveia"; nos dias 23 e 24 o prémio "Cidade da Guarda" e a 2 e a 3 de Março a de "Vila de Manteigas". Está ainda previsto o "Troféu Universitário IPGuarda". Ainda no Campeonato Nacional, e na modalidade de trenó com cães, realizam-se provas a 16 de Fevereiro e a 2 de Março. Outras provas de Trenó com cães (Skijoring) estão agendadas para 19 de Janeiro, 9 de Fevereiro e 16 de Março do próximo ano.