Escola Básica 2º e 3º Ciclos
Projecto curricular fomenta estabilidade

NC/Urbi et Orbi

 

A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos da vila é, neste ano lectivo, sede do Agrupamento Vertical de Escolas do Paul e Entre-Ribeiras. Um projecto de que fazem parte os jardins de infância da localidade, do Barco e de Casegas, bem como as escolas do 1º Ciclo do Paul, Barco, Casegas, Trigais e Sobral de São Miguel, cuja Escola do Ensino Mediatizado está, igualmente, incluída.
No estabelecimento de ensino paulense, que conta com 37 docentes, funcionam 14 turmas do 2º e 3º ciclos, Ensino Recorrente Nocturno, um Núcleo de Estágio (Matemática), um Núcleo de Apoio Educativo e Serviços de Psicologia e Orientação. Os objectivos, segundo os responsáveis pelo funcionamento da Escola, são claros: "Dar maior estabilidade aos alunos e prepará-los para a vida activa". Algo que só é possível, garantem, "através de uma luta diária por uma Escola verdadeiramente inclusiva, onde, por exemplo, os estudantes com necessidades educativas especiais encontrem os apoios indispensáveis, por parte de professores e técnicos especializados, de forma a estarem plenamente integrados e tenham oportunidades de sucesso".
Neste sentido, a E.B. 2º e 3º Ciclos coloca à disposição de todos, como complemento curricular, várias actividades. É o caso do atelier de artesanato, do Clube do Desporto, Clube dos Ervinhas, Clube da Floresta, Clube dos Pequenos Artistas, Clube de Informática e de visitas de estudo no âmbito de cada departamento.