Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Pai Natal deixa uma prenda especial nas Minas da Panasqueira. "Mina Viva" é o projecto do centro comunitário

Novos ventos sopram no Couto Mineiro. A partir de Janeiro do próximo ano arranca "Mina Viva", um projecto de desenvolvimento social no âmbito do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Centro Comunitário das Minas da Panasqueira. "O que tem vindo a acontecer nesta comunidade é a prova clara de que estas pessoas estão cheias de valores intrínsecos e ás vezes é apenas uma questão de dar um grito para as acordar", realça o director do Centro Comunitário Fernando Magalhães.
O projecto prevê um conjunto de iniciativas que passam pela continuação do processo de integração dos cidadãos ucranianos na comunidade, criação do "café cultural e da escola de pais. Promover o diálogo sobre a "arte de educar" é o objectivo deste desafio lançado aos pais. O "café cultural" vai funcionar na sala de convívio do Centro Comunitário que passa a ter um horário mais alargado "para que as pessoas possam passar por lá". "Este espaço vai acolher tertúlias com gentes das nossas terras que falam sobre histórias das nossas terras para que a memória não se perca", revela Magalhães. Entretanto o livro comunitário percorre as aldeias do Couto Mineiro para que as recordações continuem a ser escritas no "livro que é de todos". "Recebemos a herança de fazer com que o livro continue a honrar a memória daqueles que lá inscreveram as suas recordações", salienta Fernando Magalhães. Também a biblioteca do Centro Comunitário vai ter nova vida. Outra das propostas deste projecto dá pelo nome de "cinema na mina". Mas Fernando Magalhães preferiu ainda não revelar os pormenores desta nova aposta.
Por fim, a última iniciativa do "Mina Viva" está relacionada com a formação da equipa de serviço social que vai fazer visitas de estudo a equipamentos sociais de contexto mineiro. A meta é a realização de um encontro com estas localidades com vista à concretização da geminação do Centro Comunitário das Minas da Panasqueira com os centros de intervenção social de Jales, S.Domingos e Aljustrel.

Pai Natal desce às Minas da Panasqueira

O Natal chegou mais cedo às populações do Couto Mineiro. "De onde vem este vento? Que luz é esta?" foi tema escolhido para a Festa Comunitária de Natal que decorreu no Clube Desportivo das Minas da Panasqueira, na Barroca Grande. A Junta de Freguesia da Aldeia de São Francisco de Assis, a empresa Beralt Tin and Wolfram, as escolas da localidade, o Clube Desportivo e o Centro Comunitário uniram esforços para proporcionar à população uma tarde diferente. "A organização da iniciativa traduz o envolvimento das diferentes forças vivas da comunidade", explica Fernando Magalhães, director do Centro Comunitário das Minas da Panasqueira.. Na animação da festa participaram as crianças da creche, do jardim de infância e das escolas, os alunos de música e do ATL, os idosos do Lar do Centro Comunitário, um ucraniano e o Grupo de Danças e Cantares do Couto Mineiro. No final, uma dupla de palhaços fez as delícias dos mais novos. "Queremos que as pessoas sintam que há novas luzes a brilhar mesmo quando os horizontes não são famosos", afirma Magalhães.