Marco António Antunes


"Sempre gostei da minha arte: consertar e fazer sapatos"

Urbi@Orbi - Como foi a sua infância?
António Soares Aparício - O meu pai era empregado da fábrica que fornecia o gás na Covilhã, chamava-se Joaquim Soares Aparício. A minha mãe era doméstica e chamava-se Rita de Jesus Sousa. Tive dois irmãos que já morreram. Perdi os meus pais devido à pneumónica (pneumonia) em menos de 24 horas. Fiquei órfão e fui entregue com 5 anos ao cuidado dos meus padrinhos. Mais tarde atacou-me uma dor ciática que não foi tratada a tempo. E por isso fiquei coxo. Uma senhora amiga ajudou-me... Fui para a Casa Pia em Lisboa onde aprendi a arte de sapateiro - consertar e fazer sapatos - e de alfaiate.

U@O - Como era o ambiente na Casa Pia?
ASP - Era do melhor que pode haver: boa comida e muitos amigos.

U@O - Onde trabalhou?
ASP - Trabalhei primeiro em Lisboa numa oficina junto ao Coliseu dos Recreios. Mais tarde fui para a Lardosa, no concelho de Castelo Branco. E depois vim para a Covilhã, onde sou sapateiro há mais de 40 anos. Trabalho como sapateiro desde os 15 anos.

U@O - Como era o seu trabalho?
ASP - Cheguei a ter seis trabalhadores a meu cargo na oficina da Covilhã. Sempre gostei da minha arte: consertar e fazer sapatos. Fiz sapatos para os mercados e para os militares que estavam no Regimento de Infantaria da Covilhã.

U@O - Ainda conserta sapatos?
ASP - Só faço pequenos consertos como engraxar e coser à máquina, por motivos de saúde. Mas trabalho sem óculos.

U@O - Tem filhos, netos ou bisnetos?
ASP - Tenho uma filha na Amadora. No Brasil tenho um filho, duas netas e uma bisneta.

U@O - Como vê a evolução nos meios de comunicação?
ASP - Ainda sou do tempo do comboio a carvão. Depois veio o comboio a vapor. Houve uma grande evolução na comunicação social.

U@O - Ainda vê televisão, ouve rádio ou lê jornais?
ASP - Vejo pouca televisão e ouço pouca rádio. Mas ainda leio jornais.

U@O - Como recorda a Covilhã antiga?
ASP - A Covilhã está muito mudada. No pelourinho ficava um coreto, onde tocavam bandas de música. No actual edifício da Câmara, estava a Cadeia e a Câmara da altura. Foi uma pena terem deitado abaixo este edifício muito antigo.

U@O - Como ocupa os tempos livres?
ASP - Descanso. Vou para a oficina. Ajudo as pessoas em pequenos consertos de sapatos. Vejo passar os carros. Falo com as pessoas que passam na rua.