Foi a 7 de Fevereiro de 2000 que o Urbi@Orbi surgiu pela primeira vez na internet

Urbi comemora centésima edição
O ano em revista

Adeus 2001, olá 2002!
No dia em que brindamos o novo ano e conhecemos uma nova moeda fazemos um balanço do que foi 2001 para a UBI, para a Covilhã e para a Região, através das páginas virtuais do Urbi@Orbi que hoje comemora a sua centésima edição.


Por Ana Maria Fonseca


2001 ficou para trás. Um ano em que o mundo mudou em várias faces.
Em Timor vota-se pela primeira vez em eleições democráticas. O maior ataque terrorista de sempre acontece a 11 de Setembro nos Estados Unidos da América e mata milhares de pessoas. O mundo torna-se inseguro. Em Portugal Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República Portuguesa. Em Castelo de Paiva cai a ponte de Entre-os-Rios e vítima 59 pessoas. Muitas cidades portuguesas renovam-se através do programa Polis. O "Guterrismo" acaba com um golpe dos portugueses em sinal de revolta. A Beira Interior é a região que regista maior índice de incêndios no Verão. O IP5 vai ser Auto-estrada, garante António Guterres. Na Covilhã, nasce o projecto para a transformação do antigo Sanatório dos Ferroviários para uma pousada. É assinado o acordo de constutuição da Sociedade Parkurbis, responsável pelo futuro Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Carlos Pinto é reeleito na autarquia covilhanense. Na UBI é inaugurado o primeiro Cybercentro do País pelo Primeiro Ministro, António Guterres. A UBI abre as portas a sete novas licenciaturas. Medicina recebe 63 futuros médicos. Jorge Sampaio visita pela primeira vez a UBI e inaugura a nova Biblioteca Central da universidade.
Em 2002 despedimo-nos do escudo e espera-nos uma nova moeda. O Euro vai unir 12 países europeus com uma moeda única. Continua a guerra do ocidente contra o terrorismo.