Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Alzira Serrasqueiro distribui panfletos informativos aos condutores do IP2

A Comissão distrital de Segurança Rodoviária realizou na sexta feira, 21, uma acção de sensibilização e informação no IP2, junto às bombas de gasolina de Sarnadas, que teve como grupos-alvo os condutores e população em geral. Recorde-se que esteve na estrada, entre os dias 21 e 26, a operação "Viver 2002", uma acção que se prolongará entre 28 de Dezembro e 2 de Janeiro, na qual mais de mil patrulhas da Brigada de Trânsito da GNR e dois mil agentes estiveram envolvidos, de modo a vigiar as estradas portuguesas e prevenir a sinistralidade rodoviária nesta época natalícia.
O objectivo da acção de sensibilização foi o de contribuir para a alteração de comportamentos dos condutores, chamando a atenção para as principais causas dos acidentes nas estradas portuguesas. Para a Governadora Civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, que também esteve na estrada a distribuir folhetos informativos, esta acção "obriga as pessoas a pensar para que o Natal o seja na sua plenitude. Os portugueses devem, cada vez mais, conduzir com civismo, sendo para isso necessário cumprir o código da estrada". Alzira Serrasqueiro mostrava-se bastante optimista quanto a uma baixa na sinistralidade no distrito (segundo a Agência Lusa, houve 1644 acidentes e 20 mortes, ou seja, menos 367 acidentes que no ano passado, mas mais um morto), dado que "somos um distrito pequeno, e em termos de segurança, temos índices muito bons, exceptuando esta área".
A Governadora Civil apontou as baterias à taxa de alcoolémia e ao comportamento dos portugueses. "Há países na Europa em que o grau de alcoolémia é zero. Andarmos a discutir se a taxa deve ser 0,2 ou 0,5, parece-me a situação ridícula, dado que não se deve beber nas horas de trabalho ou a conduzir viaturas, já que qualquer miligrama de álcool no sangue pode provocar o acidente".
Já o comandante distrital da Brigada de Trânsito da GNR, Tenente Pereira, refere que esta acção visava "alertar os condutores para alguns cuidados a ter, como a velocidade, a ingestão de bebidas alcoólicas, manter a distância de segurança em relação ao veículo da frente e não efectuarem ultrapassagens de risco. No fundo, tudo isto para que tenham uma viagem mais segura".
Em paralelo, também decorre a operação "Pai Natal 2001", no âmbito da qual cerca de 900 bombeiros de todo o País reforçam a segurança na estrada, com 147 veículos de salvamento, 151 ambulâncias e um helicóptero. Troços como a nacional 18 e o IP2 são algumas das zonas contempladas.