Por Rui Castro


Na passada terça feira,18, realizou-se na Universidade da Beira Interior (UBI) uma palestra sobre os gases que se aplicam no corte térmico, e que teve como orador o engenheiro José Dias, representante da empresa Linde Sogás.
"A divulgação do nome da empresa", segundo o próprio, é o objectivo principal das conferências, que acontecem há cerca de dois anos. A empresa Linde, que é uma empresa vendedora de gases de soldadura e gases para corte, optou por fazer uma palestra na UBI que abordasse apenas os gases para corte, ou seja, "parte daquilo que nos interessa vender", referiu.
Aquando da sua apresentação, o engenheiro da Linde Sogás dividiu a palestra em três partes principais. Em primeiro lugar, começou por expôr teoricamente os processos de corte através da aplicação de gases, como o corte por plasma, o corte por laser e o oxi-corte. O passo seguinte foi o visionamento de um video que continha precisamente esses processos de corte em funcionamento, o que permitiu assistir à prática do corte pela aplicação dos gases. A palestra terminou com uma série de imagens de peças cortadas, pelos processos visionados no filme. No fundo, este tipo de eventos "funcionam como uma aproximação do mundo do trabalho ao mundo em si", explicou.
Afirmou ainda que a óptica da empresa que representa é pensar que após a licenciatura dos estudantes nesta área, os mesmos "tenham presente a ideia de que a empresa x deu uma apresentação e se revelaram tecnicamente interessantes", o que segundo as suas palavras poderá ser um bom partido para o futuro.
A empresa, através dos seus representantes, pretende também dar a conhecer aos estudantes o mundo do comércio, embora num ramo mais especializado, mais técnico, porque "aí há muita falta de profissionais" garante. O engenheiro ilustra-o melhor ainda, ao revelar que quando a Linde põe um anúncio no jornal para recrutamento de novos profissionais, "aparecem pessoas com grande inexperiência, ou então que não são minimamente capazes".
Interpelado sobre o valor destas palestras, José Dias diz serem "iniciativas muito interessantes", mas ao mesmo tempo lamenta "a falta de comparência dos estudantes a solicitações deste género". Por seu lado, Abílio Silva, docente do curso de Engenharia Electromecânica, reforça também a ideia e garante que "não é por falta de informação" que há tão pouca adesão a este tipo de seminário. Lembra, no entanto que esta "é uma má altura para estes eventos devido às frequências e exames que se aproximam".