UBI e Santa Casa do Fundão conjugam esforços para promover o desenvolvimento da região
Misericórdia do Fundão e UBI assinam parceria


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A promoção do desenvolvimento da região é um dos objectivos do protocolo entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, assinado na última sexta feira, 21. O fim deste acordo é comum às duas instituições: contribuir para a dinamização da região e dar especial atenção às classes menos favorecidas.
Para o Reitor da UBI, Santos Silva, este acordo, além do desenvolvimento de toda a Beira interior, "vai ser aliciante para os alunos e será uma forma de promover a sua educação e formação". A Santa Casa, com este acordo, vai facultar estágios a recém-licenciados, bem como apoio logístico para a realização de trabalhos. "Esta celebração é um marco que ficará na história desta instituição", sublinha o provedor da Santa Casa, Manuel Antunes Correia. O responsável da Misericórdia do Fundão vê na celebração deste protocolo a "possibilidade de se diagnosticar as necessidades que a região apresenta".O protocolo vem, ainda, revestir da melhor forma a actuação do Projecto de Luta Contra a Pobreza "Integrar para Desenvolver", onde as duas entidades estão inseridas.
Para além disso, ambas as instituições procederam à celebração do aditamento ao protocolo de cooperação. Constituir uma parceria activa de modo a contribuir para a consubstanciação do projecto Multidisciplinar de Intervenção Sócio-Habitacional e melhor reconhecimento da realidade social e económica das populações constitiu a base da assinatura deste aditamento. Uma vez mais, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão acentua a importância desta cerimónia, "já que só assim vai ser possivel à Santa Casa fazer uma globalização local de desenvolvimento"