António Fidalgo

Laboratório vivo


O dia 1 de Janeiro de 2002 é o dia em que é posto on-line o número 100 do Urbi et Orbi. Desde há 100 terças-feiras que o Urbi vem sendo feito ininterruptamente. O número redondo, pela primeira vez três dígitos, merece um destaque.
O jornal Urbi et Orbi é o jornal on-line do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior. Pensado como um instrumento de aprendizagem dos alunos do Atelier de Jornalismo, ele é efectivamente um atelier ou um laboratório vivo de paredes de vidro, onde está patente aos olhos da cidade e do mundo o que nele se faz. Sem dúvida alguma o Urbi é o laboratório que menos custou e menos custa na Universidade e muito provavelmente será um dos laboratórios de actividade mais intensa.
Um laboratório não é apenas o equipamento que abriga, mas sobretudo o ambiente que o anima, a equipa que lhe dá vida. Ora em termos de equipamento o Urbi consiste de parcos meios informáticos, computadores, duas máquinas fotográficas digitais, um scanner. É tudo. Mas muito mais do que isso o que marca o Urbi e o distingue é a criação de rotinas de trabalho de grupo, do director, subdirectores, chefe de redacção, e alunos sobretudo do quarto ano que semana após semana colocam à terça-feira o jornal on-line. Hoje o Urbi é uma mais valia não só do Curso de Comunicação, mas de toda a Universidade. O laboratório serve os alunos, mas serve também a universidade no seu todo, dando notícias e criando um espaço de debate.
Procuraremos continuar e fazer ainda melhor. Para bem dos alunos e da UBI.