O Auditório do Orfeão encheu-se de amigos e familiares de Campos Costa (ao centro) para escutar obras inéditas do maestro covilhanense
Orfeão homenageia maestro Campos Costa
Obras inéditas mostradas ao público




Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


"Foi uma atenção que o Orfeão teve para comigo. E foi tão grande que me proporcionou ouvir pela primeira vez estas obras, algo que eu registo com muita comoção". Foram estas as palavras do Maestro Campos Costa, alvo de uma homenagem por parte do Orfeão da Covilhã, no passado sábado, 29 de Dezembro. Pela primeira vez foi dado a conhecer ao público covilhanense algumas das obras de Campos Costa, durante muitos anos guardadas no "baú de recordações".
Integrada nas comemorações do 75º Aniversário do Orfeão, esta distinção marca o reconhecimento da actual direcção para com o maestro, desde muito cedo ligado à instituição. "Este é mais um momento que ficará na história do Orfeão. Esta homenagem é um agradecimento ao Maestro", afirma a presidente da direcção do Orfeão, Dulce Gomes.
O auditório Maria Madalena Perdigão encheu para ouvir o recital de canto, piano e violino de composições inéditas de Campos Costa. A iniciativa teve um carácter quase que familiar, uma vez que as peças foram interpretadas por antigos alunos do Orfeão. A soprano Filipa Lã cantou e encantou os presentes e o Maestro não poupou elogios à capacidade vocal da cantora "que se sobrepõe a uma orquestra".
No entanto, as dificuldades económicas continuam a assombrar a instituição. As escolas de música são as mais prejudicadas. "Estas dificuldades não são de momento. O não destacamento de professores por parte do Ministério da Educação representa milhares de contos de no final do ano", explica Gulce Gomes. Este facto vem agravar ainda mais o equilíbrio de receitas e despesas da instituição.A precisar igualmente de beneficiação estão as instalações do Orfeão. "São instalações com mais de 50 anos e sem dúvida que carecem de remodelação. Já encetámos alguns contactos com a autarquia para que isso seja possivel", avança a presidente.
As actividades continuam, desta feita em fins de Fevereiro, princípios de Março, com a homenagem à professora Vitória Pires em simultâneo com o lançamento de um livro dedicado ao Orfeão.