João Alves
NC/Urbi et Orbi


As obras no castelo terminam em Abril

A Câmara Municipal de Belmonte está ainda à espera do projecto final do futuro Museu Judaico da vila. Segundo informação adiantada pelo presidente da autarquia, Amândio Melo. "Está um pouco atrasado. Era para o termos até final do ano, mas já não vai ser possível" explica.
Recorde-se que era intenção da autarquia ter a estrutura pronta em 2003, pelo que este atraso poderá constituir um travão neste desejo. A criação deste Museu tem como objectivo mostrar as múltiplas facetas da vida do povo judeu, das suas tradições, costumes, vestuário e práticas cerimoniais, entre outras. Este será o primeiro museu temático dedicado ao judaísmo no País e logo numa localidade onde reside uma das mais emblemáticas comunidades judaicas em Portugal, que tem desde há alguns anos uma sinagoga e, mais recentemente, um cemitério próprio. O local escolhido é o edifício do primeiro colégio da vila, em plena zona histórica, o que possibilitará a recuperação de um edifício em evidente estado de degradação. O investimento é de 180 mil contos, pagos pela autarquia, que deverão ser co-financiados pela Área de Intervenção de Base Territorial da Serra da Estrela.
A infra-estrutura será depois integrada na Rota das Judiarias, roteiro promovido pela Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), alargando assim a oferta turística para a área cultural. Recorde-se que, muitas vezes, a região é visitada apenas pelo encanto da neve na Serra, uma situação que a RTSE pretende ver alterada, criando para o efeito vários cartazes turísticos como a Rota das Aldeias Históricas ou a Rota dos Castelos.

 

 



Terceira fase do Castelo pronta em Abril

Na passagem do ano, o Castelo de Belmonte foi palco de um espectáculo piro-musical, ou seja, ao som de música, e consoante as batidas, foguetes de lágrima rebentavam nos ceús daquela localidade. Um espectáculo que só não coincide com a conclusão das obras de revitalização do castelo, porque "ainda falta terminar alguns pormenores" explica o autarca Amândio Melo. Estas obras acabam por dar outra beleza à zona envolvente do castelo e deverão estar prontas lá para Abril, bem a tempo das festas do concelho. O custo total das obras, em relação à globalidade das três fases, ascende ao milhão de contos.