Apesar do empate, o Sp. da Covilhã mantém a liderança

Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2º divisão B - Zona Centro
17º jornada

Estádio Municipal José Santos Pinto
14/01/2002

Árbitro: Nuno Almeida (Vila Real de St. António)
Auxiliares: Mário Luís
Manuel Matins

Sp. Covilhã: 1
Celso; Trindade(cap.), Piguita, João Carlos e Rui Morais; Marco Abreu(José
Carlos,45m), Capelas, Túbia e Filipe Avelar; Riça e
Hermes(Danilson,26m(Hélder Gomes,76m).
Disciplina:Cartão amarelo para José Carlos(53m), Filipe Avelar(59m)
Marcadores:João Carlos(57m)
Treinador: João Cavaleiro

Feirense: 1
Hélder; Quitó(cap.), Adelino, Saúl e Brandão; Alcino, Carlos Manuel, Kata,
Bessa(Ruisinho,75m); Vítor e Marcão(Marco,67m).
Disciplina:Cartão amarelo para Saúl(44m), Carlos Manuel(50m), Marco(78m).
Marcadores:Vítor(11m)
Treinador: Henrique Nunes

17ª Jornada do Campeonato Nacional da 2º Divisão B - Zona Centro
Empate entre candidatos

No jogo mais importante da jornada, o líder Covilhã defrontou o segundo classificado Feirense e segurou a liderança. Foi um encontro marcado pelo golo madrugador dos visitantes que o Covilhã anulou apenas na segunda parte.
O golo de João Carlos permitiu manter a liderança e a esperança na subida.



Por Francisco Carvalho e Rui Castro


O líder Sp. Covilhã recebeu esta segunda feira, 14 de Janeiro, o Feirense e empatou a uma bola. Apesar de ser dia de trabalho, o público não deixou de ir ao Santos Pinto apoiar a equipa serrana neste jogo tão importante.
A primeira parte teve duas fases distintas de jogo. O Feirense começou por dominar e marcou o golo logo aos 11' por intermédio de Vítor após falha de Piguita na área serrana. Kata aproveitou o erro e centrou para a pequena área onde surgiu o número 10 do Feirense a encostar para o fundo das redes de Celso. Após o golo madrugador, o Sp. Covilhã tentou reagir, embora de uma forma atabalhoada, com o Feirense a aproveitar o contra-ataque para criar mais dois lances de perigo, aos 14' e 19'.
Depois de uma fase de algum nervosismo, os Leões da Serra começaram a tomar conta do jogo e tiveram mesmo algumas oportunidades para igualar a partida. Estas oportunidades surgiram através de lances de bola parada, tanto na sequência de livres como de pontapés de canto. Destaque para um cabeceamento de Riça rente ao poste aos 30', que levou o público a gritar golo. Seis minutos depois e na sequência de um livre marcado na ala direita, Piguita tenta redimir-se do seu erro inicial e remata para defesa apertada de Hélder para canto. No seguimento do canto, o recém entrado Danilson cabeceia por cima da barra. Já no período de descontos, o Feirense volta a assustar com uma bela oportunidade de Carlos Manuel, que por duas vezes tenta desfeitear Celso, mas sem sucesso.
No recomeço da partida assistiu-se a dez minutos de completa apatia por parte dos Serranos, só quebrada no minuto 56 com um remate de Túbia à base do poste esquerdo num lance confuso dentro da área do Feirense. Este lance foi o despertador para o Covilhã que chegou ao empate no minuto seguinte.
Filipe Avelar marca um dos inúmeros cantos que a equipa dispôs e João Carlos eleva-se mais alto que a defesa contrária e cabeceia para golo. O público rejubilou e continuou a apoiar intensamente a equipa da casa mas as oportunidades não apareciam. Só aos 74' é que a emoção voltou com mais um cabeceamento perigoso do central João Carlos. No minuto seguinte, o Feirense dispôs da única oportunidade de golo da segunda parte com um desvio de Vítor para as malhas laterais. A partir daqui a pressão acentuou-se por parte da equipa da casa, que até ao final do jogo teve mais duas oportunidades para alcançar a vantagem. Riça na marcação de um livre directo aos 76', faz a bola passar perto do poste. Túbia protagonizou o último lance de perigo com um forte remate de fora da área a obrigar Hélder à defesa da tarde. No tempo que restou o Covilhã continuou a dominar mas nunca conseguiu transpôr a bem organizada defensiva feirense.

Liderança assegurada

Acabou por ser um resultado que premiou a consistência do Feirense que mostrou em alguns momentos o porquê da sua vice-liderança. No entanto, o Sp.
Covilhã pode-se queixar de alguma falta de sorte no momento de rematar à baliza. O Sp. Covilhã mantém assim a liderança isolada no final da primeira volta num jogo contra um adversário directo na luta pela subida. Capelas foi um dos esteios da equipa, coadjuvado pela raça de Rui Morais e José Carlos.
No Feirense destacou-se na defesa Brandão e o atacante Vítor.
O trio de arbitragem chefiado pelo algarvio Nuno Almeida realizou um trabalho aceitável, mas não penalizou o anti-jogo efectuado pelo Feirense.