Por Ana Filipa Silva e Francisco Carvalho


Já estão abertas as inscrições para as bandas da região que queiram participar no Festival de Música Moderna a realizar em Março

A segunda edição do Festival de Música Moderna organizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) não quer ficar apenas pela Covilhã. Este evento, destinado especialmente às bandas de garagem, pretende estender-se a Castelo Branco e à Guarda, onde decorrerão as semi-finais durante o mês de Março.
Depois da edição do ano passado ter superado as expectativas, a Associação procura divulgar esta iniciativa a um maior número de meios de comunicação social, tanto a nível local como nacional, entre eles o jornal Blitz e o canal televisivo SIC Radical.
Os responsáveis vão seguir os moldes de 2001, em que algumas das bandas actuarão na Semana Académica, com o intuito de abrir os horizontes da música moderna da região. Para além deste incentivo, e dos prémios monetários, desta vez os vencedores terão a possibilidade da gravar um CD.
Em reuniões desde Dezembro, a AAUBI diz que há receptividade por parte de algumas editoras em relação a este tipo de eventos. "Cada vez mais as editoras olham para este tipo de festivais como uma procura de talentos" afirma José Miguel, presidente da direcção da AAUBI.
A Associação Académica conta com os patrocínios da Câmara Municipal da Covilhã, da UBI, e de algumas entidades privadas. Outro apoio importante será o das discotecas locais, onde decorrerão as eliminatórias que serão abertas ao público gratuitamente.
O júri para esta iniciativa será constituído pelo presidente da AAUBI e por individualidades ligadas à música e à rádio. Salienta-se a possibilidade de João Gil vir a participar deste júri.