Ensaio sobre a Cegueira

De José Saramago


por ana maria fonseca


"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
O Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago é um livro que abala a percepção que temos das coisas. É incomodativo, um tremor sob os nossos pés assentes em certezas.
Neste romance do Nobel da Literatura, a sociedade actual aparece caracterizada sob vários aspectos.
A separação (isolamento dos cegos num manicómio), a violência gratuita (os disparos dos soldados sobre os cegos), o cinismo dos políticos (medidas tomadas para tentar debelar a epidemia de cegueira), o egoísmo (cada cego por si), e algumas outras particularidades.
Trata-se de uma situação em que toda a gente fica cega e, a partir daí, ninguém sabe conviver, onde ir ou o que fazer, porque o mundo está organizado para quem vê. Então, surgem ao de cima os instintos maus, a necessidade de sobreviver contra os outros.

Tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos, nem nos lembrámos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê, para que iriam servir- nos os nomes, nenhum cão reconhece outro cão, ou se lhe dá a conhecer, pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar, nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo- nos pelo ladrar, pelo falar, o resto, feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse, eu ainda vejo, mas até quando.

A identidade não existe a partir de um nome. Está antes associada à cegueira que se espalha. As personagens são identificadas por outros meios: pelas profissões que exerciam antes de ficarem cegas, pelas relações de parentesco ou por traços físicos marcantes. Ao assumirem que os nomes são desnecessários no seu relacionamento no manicómio, para onde todos são levados, as personagens deixam implícita a trajectória que terão de seguir, na descoberta dolorosa de si e do outro.
Neste universo, quase todas as personagens temem muito mais a revelação do que realmente são do que a sensação de impotência causada pela cegueira.
Um livro duro que é um desafio.