Por Sónia Balasteiro


Após 57 anos de serviço a covilhanenses, estudantes e turistas, a Leitaria Triunfo corre o risco de fechar as portas

A Leitaria Triunfo, o café mais antigo da Covilhã, vai ser vendida. Apesar de ainda não saberem quando acontecerá, os donos da casa, Lídio Gonçalves e Manuel Fonseca, adiantam que já estão "em negociações com uma pessoa interessada em que a Leitaria continue aberta". O café abriu as suas portas há 57 anos e já viu passar por ali muitas gerações.
Os proprietários da Leitaria já se conheciam do antigo café Montalto, onde trabalhavam juntos, e não tiveram receio de continuar no ramo. "Ficámos com a casa de um dia para o outro" explica Manuel Fonseca. "E agora o pior que nos pode acontecer é a Leitaria fechar. Ficaríamos muito tristes", confessa.


A maioria dos clientes da Leitaria Triunfo são, nos dias que correm, os estudantes da UBI

Um dos principais motivos pelos quais a Leitaria vai ser vendida é o cansaço que os donos sentem. Trabalham cerca de 12 horas por dia e também aos fins de semana. Lídio Gonçalves confia "quero dedicar-me à minha verdadeira paixão, quando me reformar, que é a jardinagem. E não temos ninguém que continue o nosso trabalho, por isso vamos vender".

Depois de 29 anos de trabalho, Lídio Gonçalves fala dos tempos a seguir ao 25 de Abril. "As pessoas tinham mais dinheiro e vinham entre 50 e 80 autocarros com excursões para a Serra da Estrela entre Outubro e Maio. Isto estava sempre cheio", recorda.
Hoje, são os estudantes da UBI quem mais lá vai tomar o pequeno almoço, depois de uma noite na discoteca. Para Lídio Gonçalves, os universitários "deviam utilizar palavras mais dignas de estudantes", no entanto acrescenta que gosta da sua presença. José Mendes, de 70 anos e natural da Covilhã, há muito tempo que frequenta a Leitaria. Para este cliente, Lídio Gonçalves e Manuel Fonseca "são quase da família, até porque já os conhecia do antigo Montalto. Gosto muito de cá vir, das pessoas e dos senhores que cá trabalham", diz.